A partida contra o Santos, neste sábado, é válida pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Mas para o Botafogo, o espírito é de final. Isso ficou comprovado pelo treino da tarde desta quinta-feira, no Engenhão, que durante mais de uma hora foi fechado à imprensa.
O técnico Joel Santana comandou um coletivo e foi possível observar apenas seus últimos minutos. Quando os portões foram abertos, Alessandro, Túlio Souza, Renato e Danny Morais descansavam à beira do gramado, e os titulares tinham a seguinte formação: Jefferson, Fahel, Antônio Carlos e Fábio Ferreira; Somália, Leandro Guerreiro, Edno, Caio e Marcelo Cordeiro; Herrera e Loco Abreu.
A escalação era mais uma opção extremamente ofensiva, numa preparação para a necessidade de buscar a vitória no segundo tempo. No entanto, espera-se que o Botafogo entre em campo com a mesma formação titular que venceu o Flamengo na decisão da Taça Rio, jogo que resultou na conquista antecipada do Campeonato Carioca.
Para aumentar o clima de decisão, o Botafogo antecipou o período de concentração dos jogadores. Após o treino no Engenhão, nesta quinta, eles seguiram diretamente para o CT de General Severiano.