O Cruzeiro tem definido situações de jogadores que vinham sendo pouco utilizados pelo técnico Nicolás Larcamón no início desta temporada. Nos últimos dias, em meio à disputa do Campeonato Mineiro, cinco atletas foram emprestados pela Raposa a outros clubes até o fim de dezembro deste ano. A ideia é enxugar o elenco.
O primeiro a deixar o Cruzeiro foi Lucas Oliveira. O zagueiro foi emprestado ao Real Valladolid, da Espanha, em negociação facilitada pela boa relação entre os clubes geridos por Ronaldo Fenômeno. Ele deixou o clube celeste em 1º de fevereiro.
Oliveira assinou com o time espanhol até o fim da temporada 2023/2024, em julho. Ele enfrentou forte concorrência na zaga do Cruzeiro e, por isso, teve pouco espaço com Larcamón.
A segunda saída da equipe estrelada foi a de um jovem destaque recém-promovido ao profissional, mas que sequer chegou a estrear. O volante Henrique Rodrigues, de 21 anos, foi anunciado pelo Figueirense em 22 de fevereiro e assinou até o fim de 2024.
Saídas de jogadores para times goianos
Na semana passada, o Cruzeiro também emprestou Ian Luccas ao Goiás, porém, ele só foi oficializado pelo novo nessa quarta-feira (28/2). O volante foi cedido até o fim da Série B do Campeonato Brasileiro.
A decisão do Cruzeiro tem o intuito de dar mais minutos em campo ao atleta de 21 anos, o que seria cada vez menor no time celeste com a chegada de José Cifuentes para o setor de meio-campo. Ele também enfrentava a concorrência de Lucas Romero, Lucas Silva, Ramiro e Filipe Machado.
As outras movimentações de mercado tiveram como destino o Vila Nova. O clube goiano encaminhou as contratações do zagueiro Ruan Santos e do volante Fernando Henrique, também até o fim da Segunda Divisão.
Ruan tem apenas uma partida como profissional. Em outubro de 2022, o defensor entrou no segundo tempo da goleada sobre o Novorizontino por 4 a 1, pela Série B. Depois disso, o jogador de 20 anos foi relacionado em algumas partidas no time profissional e retornou à base: fez 30 jogos no sub-20 em 2023 e marcou três gols.
Já Fernando, que tem contrato com a Raposa até o fim de 2025, soma apenas sete partidas pelo Cruzeiro. Em 2024, o meia de 22 anos foi relacionado três vezes por Larcamón e não entrou em campo. Nesse período, sofreu lesão na coxa direita.
Cruzeiro recebeu consultas por outros atletas
Outro jogador que ainda não estreou pelo Cruzeiro neste ano e recebeu sondagem de outro clube foi Pedrão. Promovido ao profissional em fevereiro, o jovem de 20 anos passou a ser a quinta opção de Nicolás para a zaga após a chegada de Lucas Villalba.
Destaque nas competições de base, Pedrão despertou interesse do NK Lokomotiva, da Croácia. Entretanto, a investida do clube internacional foi prontamente recusada pelo Cruzeiro.
A negociação mais recente, mas que também não evoluiu, foi a de Helibelton Palacios. O Coritiba demonstrou interesse no empréstimo do lateral-direito, que preferiu seguir no Cruzeiro e lutar por espaço entre os titulares. Neste ano, ele começou jogando apenas na vitória estrelada por 2 a 1 sobre o Villa Nova, no Castor Cifuentes, em Nova Lima, pela primeira rodada do Mineiro.
Entretanto, a Raposa deixou claro para o mercado que o atleta colombiano pode ser negociado em caso de proposta satisfatória para ambas as partes.