Fluminense ou LDU: quem será o campeão da Recopa Sul-Americana de 2024? Isso saberemos apenas na noite desta quinta-feira (29), após o jogo de volta entre as duas equipes, no Maracanã. No entanto, a decisão carrega consigo algumas curiosidades.
No embate direto, o Tricolor tem um passado um tanto quanto sombrio. Perdeu as finais da Libertadores de 2008 e da Sul-Americana de 2009 para o rival. Mas, no compto geral, o título poderá voltar para um clube brasileiro ou seguir nas mãos de um time equatoriano.
Em 2023, o Independiente del Valle, que vinha de ganhar a Sul-Americana no ano anterior, ergueu o troféu em pleno Maracanã ao superar o Flamengo por 5 a 4 nos pênaltis após derrota por 1 a 0 no tempo normal. Ou seja, um título da LDU (seria o seu terceiro, repetindo 2009 e 2010) representaria a manutenção de uma hegemonia recente do Equador no torneio. Caso o Flu fique com a taça, fará ela retonar para o país que detém o maior número de conquistas na história da competição.
Qual foi o último clube brasileiro que conquistou a Recopa Sul-Americana?
O Palmeiras foi o último clube brasileiro a conquistar a Recopa Sul-Americana. Em 2022, superou o Athletico-PR após empate em 2 a 2 na Arena da Baixada e vitória por 2 a 0 no Allianz Parque.
Quantos títulos de Recopa Sul-Americana tem o futebol brasileiro?
O Brasil é o país com o maior número de títulos da Recopa Sul-Americana. No total, clubes verde-amarelos já ergueram a taça em 12 oportunidades, contra 10 de rivais argentinos.