Os outros times que integram o campeonato são o Cruzeiro Basquete (MG), atual campeão, o Basket Osasco (SP), o Consigaz/Praia Clube (MG), o E. C. Vitória (BA), a Liga Sorocabana (SP), o Grupo BT/Clube de Campo Tatuí (SP) e o Basquete Santos/FUPES/BLUEMED (SP).
Para o presidente da Federação Catarinense de Basketball (FCB), Fábio Deschamps, a presença dos times na disputa pelo título nacional é reflexo da força do basquete masculino nacional de Santa Catarina:
— É muito importante termos de novo os coirmãos no Campeonato Brasileiro. É a maior rivalidade vigente no estado, e a Federação apoia essas participações para que nossa base tenha espelhos de que é possível construir uma carreira no basquete aqui em Santa Catarina, e para que os demais times também almejem essa possibilidade e se estruturem para isso, sabendo que terão o apoio da FCB.
Nesta temporada, o formato da disputa permanece o mesmo do ano passado: com as equipes divididas em duas conferências, uma com cinco e outra com quatro times, os jogos serão realizados em turno e returno. As quatro melhores avançam para as quartas de final, que ocorre com a melhor de três jogos (1ºx 4º e 2ºx 3º). Por fim, os quatro disputam o Final Four, etapa em que todos se enfrentam. O título de campeão brasileiro vai para a equipe que tiver a melhor campanha, e o vencedor do Brasileirão 2024 garante uma vaga na próxima Liga Sul-Americana.
A competição deste ano tem ainda uma novidade: a bola oficial do basquete brasileiro, a Molten BG 4500, irá estrear nos jogos do Brasileirão 2024. A parceria entre a marca japonesa e a CBB foi anunciada em janeiro e, pelos próximos três anos, todas as competições oficiais terão bolas da Molten, que é também parceira da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA).
Nas próximas semanas, serão divulgadas as informações sobre as transmissões dos jogos, arbitragem, técnicos, MVP e os homenageados do ano.
Conferências
A divisão das conferências já foi realizada: a primeira conta com Basket Osasco, AD Brusque, APAB Blumenau, Liga Sorocabana e Basquete Santos, enquanto a outra terá os times Praia Clube, Cruzeiro Basquete, E. C. Vitória e Clube de Campo Tatuí. A primeira fase da competição, com turno e returno, vai de 15 de março a 1º de abril.
Confira os horários dos jogos:
- 15 de março
19h – Consigaz/Praia Clube x Vitória
19h30 – Liga Sorocabana x Basket Osasco - 17 de março
11h – Blumenau x Brusque
11h – Cruzeiro x Vitória
16h – Basquete Santos x Liga Sorocabana - 20 de março
19h30 – Basket Osasco x Basquete Santos
19h30 – Brusque x Liga Sorocabana - 22 de março
19h30 – Blumenau x Liga Sorocabana - 23 de março
16h – Cruzeiro x Consigaz/Praia Clube
19h – Basquete Tatuí x Vitória - 25 de março
19h30 – Brusque x Basquete Santos - 27 de março
19h30 – Blumenau x Basquete Santos
20h – Basquete Tatuí x Cruzeiro - 30 de março
16h – Basket Osasco x Brusque
19h – Basquete Tatuí x Consigaz/Praia Clube - 1 de abril
19h30 – Basket Osasco x Blumenau