(Foto: Galo Paguay / AFP)
Reeditando uma das maiores decisões de Libertadores de todos os tempos, Fluminense e LDU se enfrentam, na noite desta quinta-feira (29), pelo jogo de volta da Recopa Sul-Americana. O palco do jogo será o Maracanã, casa do Tricolor, e que guarda boas recordações para os dois lados. Para o Flu, os 100% de aproveitamento ficam na memória, enquanto a Liga guarda os títulos como recordação.
100% de aproveitamento, mas de forma amarga
Os times se enfrentaram quatro vezes no Maracanã, com quatro vitórias do Fluminense e apenas um gol marcado pela Liga, enquanto o Tricolor marcou oito vezes. Apesar disso, a LDU saiu com as taças da Libertadores, em 2008, e com a da Sul-Americana, em 2009. Nas oportunidades, o time do Equador trouxe vantagens enormes de Quito ( 4 a 2 em 2008 e 5 a 1 em 2009), algo que não se repetiu em 2024.
Fluminense 1 x 0 LDU
Data: 17/04/2008
Fluminense 3 x 1 LDU
Data: 02/07/2008
Fluminense 3 x 0 LDU
Data: 02/12/2009
Fluminense 1 x 0 LDU
Data: 14/09/2017.
AFP
Estatísticas de LDU e Fluminense
Os times já disputaram oito partidas na história, com três vitórias da LDU, um empate e quatro vitórias do Fluminense. Jogando em Quito, o Tricolor nunca venceu, mas arrancou um empate na fase de grupos de Libertadores de 2008.
No último encontro, na semana passada, vitória dos equatorianos por 1 a 0 em Quito.
Informações gerais da partida
Fluminense x LDU
Data e horário: 29/02/2024, às 21h30
Local: Maracanã
Onde assistir: ESPN e StarPlus
Guerreiros tricolores campeões da América!
O sonho enfim se tornou realidade. Após vencer o Boca Juniors por 2 a 1, o Fluminense se sagrou, pela primeira vez na história, campeão da Copa Libertadores da América! E o roteiro não poderia ter sido melhor: Maracanã lotado e muita festa da torcida.
Foram seis jogos na fase de grupos, onde superou Sporting Crista e The Strongest, além de uma sonora goleada por 5 a sobre o River Plate no Maracanã
Após início empolgante, acabou passando por uma leve turbulência, mas nada que atrapalhasse a predestinada caminhada até o Maracanã. Com a vaga garantida, o adversário seria uma equipe tradicional: o Argentinos Juniors.
1ª rodada – Sporting Cristal 1 x 3 Fluminense
2ª rodada – Fluminense 1 x 0 The Strongest
3ª rodada – Fluminense 5 x 1 River Plate
4ª rodada – The Strongest 1 x 0 Fluminense
5ª rodada – River Plate 2 x 0 Fluminense
(FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.)
O caminho do Fluminense até a final
Até a final, o Fluminense teve os seguintes números: seis jogos, quatro vitórias e dois empates. Além disso, marcou 12 gols e sofreu cinco. Na decisão, mais dois gols marcados, contra o Boca, e um sofrido.
Oitavas – Argentinos Jrs. 1 x 1 Fluminense / Fluminense 2 x 0 Argentinos Jrs.
Quartas – Fluminense 2 x 0 Olimpia / Olimpia 1 x 3 Fluminense
Semi – Fluminense 2 x 2 Internacional / Internacional 1 x 2 Fluminense
Final – Boca Juniors 1 x 2 Fluminense
Números gerais do Fluminense
O artilheiro da equipe foi Cano, com 12 gols, seguido por Kennedy, com três e Arias, com dois gols. Nas assistências, o líder foi Arias, com três, seguido de perto Kennedy e Keno. Quando se fala no craque da competição, não tem outro. É Germán Cano, o decisivo!
(FOTO DE MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE FC)
Um gigante equatoriano
A Liga Deportiva Universitaria de Quito (LDU) é um dos clubes mais prestigiados do Equador e da América do Sul, com uma história rica e impressionante. Fundada em 1930, a LDU conquistou sua notoriedade ao longo das décadas, vencendo múltiplos títulos nacionais e internacionais, incluindo a histórica conquista da Copa Libertadores em 2008.
Foto: Conmebol
Cevallos defendeu e a LDU foi campeã da América!
As finais da Copa Libertadores de 2008 foram um dos momentos mais emocionantes na história do futebol sul-americano, que envolveu LDU e Flu. Essa batalha épica no continente sul-americano foi marcada por partidas emocionantes e dramáticas que culminaram em um desfecho verdadeiramente memorável
Maior título da história da LDU, o troféu veio dentro de um Maracanã lotado de tricolores. Após vencer o primeiro jogo por 4 a 2, os equatorianos levaram 3 a 1 na volta e foram para os pênaltis. Com grande atuação de Cevallos, Liga foi campeã em uma das maiores decisões da história do torneio.
(Foto: Arquivo L!)
LDU, o terror histórico dos brasileiros, não descansou
Chegando ao cenário mundial após vencer o Flu no histórico Maracanã, a LDU não parou por aí. Time equatoriano mais vitorioso da história, a Liga ainda detém um título de Sul-Americana, em 2009, também contra o Fluminense no Maracanã e uma Recopa, contra o Internacional.
Na temporada passada, a LDU passou por Botafogo, Magallanes e César Vallejo na primeira fase. No mata-mata, superou Nublense, São Paulo e Defensa y Justicia. Na final, venceu o Fortaleza nos pênaltis e ficou com a taça.