-
ESPN.com.br
19 de fev, 2024, 06:00
O tour de Dorival Júnior pela Europa chega à última semana com uma série de observações feitas pessoalmente, uma agenda cheia de compromissos até o próximo domingo (25) e um rascunho do que será sua primeira lista como técnico da seleção brasileira.
Na convocação prevista para 1º de março, quando Dorival anuncia os nomes que defenderão o país nos amistosos contra Inglaterra e Espanha, dias 23 e 26 de março, a tendência é que uma parte significativa seja composta por aqueles que o técnico viu in loco durante sua passagem pela Europa, que começou em 7 de fevereiro.
Até o momento, Dorival Júnior assistiu a cinco partidas direto do estádio, pôde ver 11 brasileiros atuando de perto e acompanhou treinos de Atlético de Madrid, Real Madrid e Tottenham, além de se encontrar com potenciais convocados em Paris e Londres.
A viagem será completa com mais três partidas ao vivo ao longo desta semana, outros três encontros pessoalmente com atletas que atuam na Premier League e também quatro treinos de alguns dos principais clubes do país.
Veja abaixo os jogos e atletas vistos pessoalmente por Dorival:
-
Atlético de Madrid 0 x 1 Athletic Bilbao – 07/02 – Samuel Lino
-
Real Madrid 4 x 0 Girona – 10/02 – Vinicius Jr., Rodrygo, Yan Couto e Sávio
-
Barcelona 3 x 3 Granada – 11/02 – Raphinha
-
PSG 2 x 0 Real Sociedad – 14/02 – Marquinhos e Lucas Beraldo
-
Tottenham 1 x 2 Wolverhampton – 17/02 – Emerson, Richarlison e João Gomes
Aqui, destaque para as atuações de Vini Jr. e Rodrygo na goleada por 4 a 0 sobre o Girona, que teve ainda uma partida negativa de Yan Couto, e também para João Gomes, decisivo ao marcar dois gols na vitória dos Wolves sobre os Spurs.
O comandante da seleção brasileira ainda assistirá a mais três partidas na Inglaterra, todas com jogadores brasileiros envolvidos. São elas:
-
Manchester City x Brentford – 20/02 – Ederson
-
Arsenal x Newcastle – 24/02 – Gabriel Magalhães, Gabriel Jesus, Martinelli e Bruno Guimarães
-
Chelsea x Liverpool – 25/02 – Thiago Silva e Alisson
Treinos e encontros com potenciais convocados
Além das oito partidas e dos 18 jogadores que pôde acompanhar do estádio, Dorival também organizou a viagem para encontrar outros nomes.
Isso porque o técnico da seleção tem presença garantida em treinos de Manchester United, Manchester City, Fulham e Arsenal.
Essas visitas deram oportunidade a Dorival de conversar, por exemplo, com jogadores como Éder Militão, que segue recuperando-se de lesão no Real. Agora, o comandante deve se encontrar com Casemiro e Antony, brasileiros do United, além do trio Andreas Pereira, Rodrigo Muniz e Willian, que atuam pelo Fulham.
Dorival Júnior voltará ao Rio de Janeiro em voo às 22h10 (horário local) de domingo (25), depois de acompanhar a final da Copa da Liga Inglesa entre Chelsea e Liverpool, em Londres. Na sexta, sairá a sua primeira convocação.
Além dos jogos contra Inglaterra e Espanha, o Brasil ainda tem um último amistoso antes da estreia na Copa América, marcada para dia 24 de junho, sem rival definido. O confronto será contra o México, em 8 de junho, sem horário definido.