O ex-zagueiro Miranda opinou sobre o presente e o futuro de duas camisas que conhece bem: da Seleção e do São Paulo. Ainda sem ter definido o próximo passo da carreira, ele deu uma palinha como comentarista e demonstrou otimismo nas análises realizadas na última quarta-feira, durante a ida a um estádio no interior de São Paulo.
O ex-defensor assistiu à vitória de 2 a 1 do Grêmio Prudente sobre o União Suzano pela Série A3 do Campeonato Paulista, no Prudentão, local em que vestiu a camisa do Tricolor, por exemplo, em 2006, na derrota de 3 a 1 para o Palmeiras, na campanha do título brasileiro. Ele é de Paranavaí, no Paraná – a cerca de 200km de Presidente Prudente –, e se tornou torcedor por uma noite ao atender um convite antigo de um diretor da equipe da casa.
Miranda entre o presidente do Grêmio Prudente, André Garcia (à esq.), e o diretor de futebol da equipe, Paulo Tomasete — Foto: Murilo Aguilar / Grêmio Prudente
Antes da bola rolar, foi entrevistado pela TV Fronteira – afiliada Globo – e pela rádio CBN Prudente. Respondeu sobre o São Paulo de Thiago Carpini e os quatro jogos seguidos sem vitória após o título da Supercopa do Brasil. A série negativa terminou horas depois das palavras de Miranda, contra a Inter de Limeira, em Brasília.
O Carpini já demonstrou competência em outros lugares, foi campeão da Supercopa, e acho que temos que dar crédito e tempo para o treinador trabalhar e mostrar seu serviço. É natural, depois do título, a perda de foco, mas com certeza vão retomar e voltar ao caminho das vitórias.
— Miranda, ex-zagueiro.
Ex-zagueiro vislumbra futuro positivo para a Seleção e São Paulo enquanto define o seu próximo passo — Foto: TV Fronteira / Reprodução
Formado pelo Coritiba, o ex-zagueiro foi tricampeão brasileiro com a camisa do Tricolor, entre 2006 e 2008, e voltou à equipe em 2021. Pela Seleção, jogou como titular a Copa de 2018, na Rússia, e levantou a taça da Copa América, no ano seguinte. A fase atual do time brasileiro, sob o comando de Dorival Júnior desde janeiro, entrou na análise do “Miranda comentarista”.
– O bonito do futebol é que ninguém vai ganhar para sempre nem perder. Tudo é passageiro. Com certeza, a Seleção voltará ao momento glorioso. Sobre o Dorival, acho que foi uma grande escolha, é um treinador preparado, experiente, que com certeza vai engrenar nossa Seleção novamente.
Miranda anunciou a aposentadoria há pouco mais de um ano e disse ter se preparado bem para esse momento. Perguntado na última quarta-feira se será treinador, dirigente ou empresário, ele não cravou o próximo passo. Falou estar de olho em “algumas possibilidades”.
– Estou estudando, porque em toda minha vida quis sempre ser o melhor. Agora, estou me preparando, estudando para nova profissão, tentar ser um dos melhores. Essa é uma filosofia que adotei na minha vida: se quiser fazer algo, que seja bem feito. O momento atual é de me preparar para a próxima profissão.
Na última passagem pelo Morumbis, se sagrou campeão paulista — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net