Sétimo reforço contratado pelo Cruzeiro nesta temporada, José Cifuentes está se adaptando ao futebol brasileiro aos poucos. O volante equatoriano teve sua primeira chance sob o comando do técnico Nicolás Larcamón no último sábado (24/2), pela sétima rodada do Campeonato Mineiro.
Ele atuou por pouco mais de 18 minutos na vitória por 2 a 0 sobre o Pouso Alegre, no Parque do Sabiá, em Uberlândia. Cifuentes entrou na vaga de Lucas Silva, aos 30 minutos do segundo tempo.
Em sua coletiva de apresentação oficial na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte, nessa quarta-feira (28/2), Cifuentes detalhou como está sua condição física. Além disso, o meia comentou sobre como tem sido o processo de adaptação ao Brasil.
“No jogo passado, com muito sol, é algo que não sei se afeta, mas era algo que experimentei depois de sete meses de experimentar só o frio. O condicionamento físico está bem, estou trabalhando no dia a dia com as pessoas encarregadas do meu rendimento para ir melhorando, sobretudo pelo fato de haver muitos jogos seguidos aqui”.
– José Cifuentes, volante do Cruzeiro.
“Creio que estou me adaptando bem com meus companheiros que me receberam bem e estão me ajudando a se adaptar rápido”, completou.
- Leia também: Cifuentes indica em qual posição prefere atuar no Cruzeiro
O Cruzeiro terá cautela ao intensificar o período de jogo de Cifuentes. Isso porque o jogador de 24 estava treinando à parte do grupo de atletas do Rangers, da Escócia, antes de chegar ao clube celeste. Ele não entrava em campo desde 14 de dezembro do ano passado.
A temporada de José Cifuentes com maior número de jogos foi em 2022, quando disputou 39 partidas pelo Los Angeles FC, dos Estados Unidos. A marca é bem inferior à média de 57 apresentações do time celeste nos últimos cinco anos.
Próxima chance?
Cifuentes vive a expectativa de ter nova chance já neste sábado (2/3). O Cruzeiro enfrentará o Uberlândia, a partir das 16h30, no Mineirão, pela oitava rodada da fase de grupos do Mineiro.
No entanto, o volante deverá começar o duelo como opção para Larcamón no banco de reservas. Lucas Romero e Lucas Silva são os candidatos a ocuparem as vagas no meio-campo.