Uma experiência pioneira com um treinador atuando em home office acabou em derrota no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, 28.
Treinado desde casa pelo técnico Renato Portaluppi, o Grêmio perdeu por 2×0 para o São Luiz em Ijuí, em jogo válido pela Recopa Gaúcha.
Inicialmente, estava previsto que a equipe, formada pelos reservas do tricolor gaúcho, seria treinada por Alexandre Mendes, técnico auxiliar do Grêmio.
Os titulares do Grêmio permaneceram em Porto Alegre, assim como Portaluppi (mais conhecido como Renato Gaúcho), para comandar os treinamentos. O próximo jogo do time, porém, é contra o Guarany de Bagé, em casa, e o tricolor entra em campo já classificado para a próxima fase tornando a partida uma formalidade.
Além da vontade de treinar mais com o time titular, podem ter influenciado na decisão de Portaluppi a pouca importância da Recopa Gaúcha, somada à distância de Ijuí, uma cidade no noroeste gaúcho distante cerca de 400 quilômetros de Porto Alegre, distância que precisa ser percorrida numa viagem de 5 horas de ônibus.
Após uma derrota no clássico Grenal, o plano recebeu reações negativas de parte da torcida, para a qual Portaluppi deveria treinar o time em Ijuí de qualquer maneira. O técnico, um ícone da torcida tricolor, gravou um vídeo no mesmo dia da final, pronunciando a frase fatídica:
“Farei o jogo pela televisão, ajudando meus companheiros da comissão técnica pelo celular”, disse Portaluppi, em um vídeo gravado com seus tradicionais óculos escuros.