A segunda fase da Copa do Brasil reservou um adversário indigesto para o Bahia. Nesta quarta-feira (28), o Caxias-RS venceu a Portuguesa Santista, por 1 a 0, e se colocou no caminho tricolor. Na história, as duas equipes se enfrentaram três vezes, e o Esquadrão não venceu nenhuma. São duas vitórias gaúchas e um empate.
O último encontro entre as equipes foi em 2005, pela Série B do Campeonato Brasileiro. O Grená da Serra venceu por 2 a 1. Os outros dois jogos ocorreram na Série B de 2004 e no Brasileirão de 1978. Todos eles foram disputados no Rio Grande do Sul. Confira:
- Caxias 1 x 1 Bahia – Brasileirão de 1978
- Caxias 1 x 0 Bahia – Série B de 2004
- Caxias 2 x 1 Bahia – Série B de 2005
A data do confronto pela Copa do Brasil de 2024 ainda será definida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). De qualquer forma, ele deve ocorrer entre 6 e 13 de março.
Os dois clubes acumulam premiações diferentes por participarem da primeira fase. Por estar na Série A do Campeonato Brasileiro, o Bahia já recebeu R$ 3,25 milhões da CBF. Já o Caxias, atualmente na Série C, ganhou R$ 1,73 milhão.
Na 2ª fase, classifica-se o time que vencer o jogo único. Em caso de empate, não existe vantagem para o clube melhor colocado no Ranking Nacional da CBF – a disputa da vaga será nos pênaltis.
Para chegar a esta etapa, o Bahia goleou o Moto Club-MA na primeira fase, por 4 a 0, fora de casa.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.
Nuno Krause é correspondente da Itatiaia na região Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM. Atua no jornalismo esportivo desde 2019.