Depois da inédita conquista da Copa Libertadores, o Fluminense afastou mais um pesadelo que acompanhava o clube. A memória da LDU, algoz na Liberta e também na Sul-Americana, agora pode ser substituída pela experiência mais positiva proporcionada por Jhon Arias.
Com muita frieza, da marca da cal, o atacante deu o título da Recopa ao Tricolor Carioca com os gols que viraram o duelo após derrota na ida, no Equador. Se nomes como os de Germán Cano, André e Marcelo são lembrados com maior frequência, é momento de colocar Jhon Arias na mesma prateleira.
A trajetória do colombiano, atualmente com 26 anos, foi incomum. Arias precisou dar um passo para trás e, inclusive, disputar a segunda divisão do seu país com a camisa do Llaneros, em 2018.
O ponta foi bem e acabou chamado a atuar no clube que detinha seus direitos econômicos, o Patriotas. Posteriormente, foi campeão pelo América de Cali antes de ter passagem de destaque pelo Santa Fe, quando chamou a atenção do Flu em duelo pela Libertadores.
Quando chegou ao Brasil, em 2021, Arias foi titular em apenas sete de seus 21 confrontos disputados. Em agosto daquele ano, o Fluminense acertou a compra de 50% dos direitos econômicos do atleta por uma bagatela: US$ 600 mil dólares (à época, pouco mais de R$ 3 milhões).
No ano seguinte, Jhon Arias começou a ganhar cada vez mais espaço com o ainda técnico Abel Braga. Fernando Diniz chegou ao clube em maio e, desde então, Arias não saiu mais da equipe titular.
A ascensão
O ano de 2022 foi ímpar na carreira de Arias. Foram 16 gols, marca superior a de toda sua carreira até então, e 17 assistências distribuídas. E não só isso. Sob o comando de Diniz, o colombiano passou a demonstrar a capacidade de realizar diversas valências em campo.
Geralmente atuando pela faixa direita do campo, Arias passou a construir desde o meio de campo, bem como chegar até a linha de fundo com qualidade. A vitalidade física do colombiano passou a ser fundamental no esquema do Flu também quando o time não possuía a posse de bola, na pressão alta.
No ano passado, Jhon Arias repetiu a dose e, novamente, distribuiu impressionantes 17 assistências. Vale ressaltar também a constância e disponiblidade do atacante, presente em 123 partidas do Fluminense em duas temporadas.
Outro dado dos mais interessantes do atleta é que, pelo Flu, Arias simplesmente balançou as redes em todas as competições que disputou – Libertadores, Mundial de Clubes, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana, Campeonato Carioca e, agora, Recopa Sul-Americana.
Com contrato até o fim de 2025 com o Fluminense, Jhon Arias é um dos melhores custo-benefícios da história recente do nosso futebol. Os tempos de segundona na Colômbia estão cada vez mais no passado Jhon Arias está no topo da América.
Jhon Arias
NomeJhon Adolfo Arias Andrade Data de Nascimento/Idade1997-09-21(26 anos) Nacionalidade Colmbia PosioAtacante (Ponta Esquerda) / Atacante (Ponta Direita) |
Fluminense |