Marcos Rogério Ricci Lopes, popularmente conhecido como ‘Pará’, atuou por diversos times brasileiros e hoje se aventura pelo futebol de várzea.
Aos 38 anos, o atleta defende o SE Metalúrgicos, clube de futebol amador de São Caetano do Sul, desde agosto de 2023, após atuar pela Portuguesa, de São Paulo.
Atualmente, Pará está na disputa da “Copa do Busão”, que é um Campeonato Amador que acontece na região metropolitana de São Paulo e tem como prêmio para o campeão um ônibus personalizado com o escudo da equipe, além de troféu e medalha.
O atleta também está atuando na Super Copa Zona Leste 2024, onde o clube campeão leva R$120 mil e 100 camisas King Sports para os torcedores; o segundo lugar recebe R$30 mil e a mesma quantidade de camisas.
Carreira de Pará no futebol brasileiro
Pará teve início da carreira atuando no futebol paulista, defendendo o Santo André de 2003 até 2008, quando foi para o Santos.
Assim que chegou, o atleta foi destaque da equipe pela versatilidade em campo ao atuar em mais de uma posição: lateral-direita, esquerda e volante.
No time da Vila Belmiro, o jogador fez parte do elenco que ganhou a Libertadores com Neymar, Ganso e companhia.
Em 2012, questionado, Pará acertou a transferência para o Grêmio, onde conseguiu uma vaga entre os titulares do time; o atleta foi uma indicação do técnico Vanderlei Luxemburgo.
A negociação era por empréstimo, mas o Tricolor gaúcho entrou em um acordo com o Peixe e contratou o lateral em definitivo.
Depois de três anos no clube gaúcho, Pará foi novamente emprestado, desta vez para o Flamengo.
Foram quatro anos no time carioca, onde o jogador sofreu com lesão, foi criticado por falhas em lances importantes e perdeu espaço na equipe.
Em 2019 o Santos anunciou o retorno de Pará, sete anos após ter defendido o time da Vila Belmiro.
O lateral chegou sem custos ao Peixe e assinou contrato até o fim de 2020: “Estou voltando para minha casa. Uma casa que me sinto bem, que me acolheu quando saí do Santo André”, disse o atleta no retorno ao Alvinegro praiano.
O jogador encerrou a passagem no Santos marcada pela disputa do título da Copa Libertadores 2020, no estádio do Maracanã; com gol de Breno Lopes, o Palmeiras desbancou o Peixe e ficou com a taça.
Em seguida, o atleta perdeu espaço entre os clubes da Série A do futebol brasileiro e foi anunciado pelo Brusque em abril de 2022, aos 36 anos, com contrato até o fim da Série B.
No ano seguinte, Pará foi contratado pela Portuguesa para disputar o Campeonato Paulista de 2023, encerrando a carreira antes de partir para o futebol de várzea.
Títulos na carreira
Com a camisa do Flamengo Pará conseguiu levantar mais títulos na carreira; ao todo foram 10 pelo Rubro-Negro, são eles: Libertadores, 2019; Campeonato Brasileiro, 2019; Campeonato Carioca, 2017 e 2019; Taça Guanabara, 2018; Taça Rio, 2019; Flórida Cup, 2019; Torneio Super Clássicos, 2015; Torneio Super Séries, 2015; e Troféu Carlos Alberto Torres, 2017.
Pelo Santos, clube onde fez duas passagens, foram quatro títulos no total: Libertadores, 2011; Copa do Brasil, 2010; e Campeonato Paulista, 2010 e 2011.
Defendendo o Grêmio, Pará não esteve presente na conquista de nenhuma taça, mas pelo Santo André teve mais duas, as primeiras como jogador: Copa do Brasil, 2004 e Campeonato Paulista – Série A2, 2008.