Com muitas opções principalmente para o setor ofensivo, apesar das lesões de Jeffinho e Luiz Henrique, o Botafogo passou a ter um dos melhores elencos do futebol brasileiro em 2024, na avaliação dos comentaristas do “Linha de Passe“, da ESPN. Vitor Birner elogiou bastante o time alvinegro no debate realizado na última quarta-feira (28/2), após a goleada sobre o Aurora por 6 a 0.
– O Botafogo tem um time muito forte fisicamente, é algo que deve ser explorado. Força com velocidade são coisas que, se bem treinado, o time pode utilizar e conseguir bons resultados. Acho o elenco do Botafogo realmente bom, consistente, melhor do que alguns elencos que são elogiados no futebol brasileiro. É óbvio que é um elenco abaixo do Flamengo, abaixo de um ou outro elenco, mas pelas características dos jogadores… Talvez (na questão de) goleiro… Para mim, o Lucas Perri foi o melhor jogador do Botafogo no primeiro turno – iniciou Birner.
– Depende de como você vê o futebol, porque tem que casar o técnico com o elenco. Se você coloca o (Fernando) Diniz no Botafogo? [silêncio] É exatamente isso. É um time de muita força, agudo, que pode recompor com força, jogada área forte… O Botafogo tem um dilema defensivo desde o ano passado e esse é um time que, se organizar defensivamente, recuperar a confiança… Você olha os jogadores, Júnior Santos, Jeffinho, Luiz Henrique, Tiquinho… É um time que dá para esperar muita coisa. Tem o Gregore, bom jogador para melhorar a parte defensiva também – acrescentou.
Renato Rodrigues, outro comentarista da mesa, colocou o elenco do Botafogo abaixo apenas do Flamengo e no mesmo patamar de outros clubes.
– Será que está abaixo de mais alguém além do Flamengo? Não acho que deva mais para outros elencos, não… Se tiver um pouco abaixo do Palmeiras, Atlético e Inter… Acho que não está muito abaixo, está no bolo. O do Flamengo sim está acima. Ainda vão chegar Allan e Igor Jesus no meio do ano. Se você olhar por posição, tem Gregore e Danilo Barbosa, Allan e Marlon Freitas, Tchê Tchê… – enumerou.
No debate, o comentarista Paulo Calçade elogiou o elenco do Botafogo, mas disse que o time ainda precisa sair da crise para ser colocado como potencial candidato a título do Brasileirão ou da Libertadores.
– O Botafogo precisa recuperar o nível bom de jogo. Mas vai ser difícil recuperar aquele nível extraordinário, que estava superior ao elenco. O problema é uma cobrança de que a evolução atinja aquele nível de resultados. O Botafogo tem um belo elenco, mas não para disputar o título da Libertadores, não vejo ele sendo campeão do Brasileiro também… Hoje o Flamengo está na frente dele, Palmeiras, River Plate… Mas estamos falando de clubes que jogam sempre a Libertadores e que não estão em crise. Estamos falando de um time que ainda está em crise, a goleada sobre o Aurora foi legal, mas tem que ir para a fase de grupos. Se perder para o Bragantino, volta tudo – disse Calçade, sendo rebatido pelos companheiros.
– Se classificar em cima do Bragantino, eu não acho que o Botafogo seja um dos favoritos, mas também não descarto. É o que falamos do Fluminense ano passado – pontuou Birner.
– Se o Botafogo arrumar um treinador que tire o máximo do que ele tem em qualidade, acho que chega sim – disse Renato Rodrigues.