OBRAS
A obra de iluminação do estádio Serra Dourada deverá ser concluída até o mês de setembro deste ano
Estádio Serra Dourada durante jogo da Sul-Americana 2023. Foto: Mantovani Fernandes – Seel
Palco tradicional do futebol goiano, o estádio Serra Dourada irá receber um novo sistema de iluminação nos próximos dias. A informação foi confirmada pelo presidente da Goinfra, Lucas Vissotto, o qual informou que a licitação para as obras já foi concluída e que a ordem de serviço para troca dos refletores já foi assinada. A medida é necessária para que o estádio esteja apto a sediar jogos da Série A ou de competições internacionais, de modo a propiciar a transmissão das partidas em imagens de alta definição.
Atualmente, a iluminação do Serra Dourada não atende aos parâmetros exigidos pela Confederação Brasileira de Futebol. O mínimo é a taxa de 2500 lux, estabelecido a pela Fifa. O estádio, porém está equipado com lâmpadas de apenas 850 lux.
“Vamos trocar toda parte de iluminação e a estrutura de sustentação vai ter de ser reparada e reforçada. Todas as novas luminárias são de LED. A nova iluminação é no padrão da Fifa e da CBF, assim, o estádio vai poder receber jogos da seleção brasileira e outras competições. Além disso, o sistema também será mais econômico, já que as lâmpadas terão mais eficiência energética”, explicou o presidente da Goinfra, Lucas Vissotto.
Ainda de acordo com Vissotto, a obra terá investimento superior R$ 12 milhões, que incluem a implantação de mais de 400 lâmpadas. As obras, que serão iniciadas nos próximos dias, têm previsão de entrega para o segundo semestre deste ano.
“A importância mais relevante da obra é voltar a receber jogos da seleção brasileira e também internacionais. Vai atender aos jogos dos times goianos também. Vamos ter um estádio no estado de Goiás com padrão Fifa para receber jogos. Assumimos essa missão no final do Campeonato Goiano do ano passado, o projeto foi feito em um tempo recorde, já que os requisitos não são fáceis de atender. Devemos concluir essa obra até setembro”, afirmou.
Ainda de acordo com o presidente da Goinfra, a nova iluminação está dentro do padrão que é exigido para que o local se transforme em arena. Desta forma também poderá receber inúmeros shows.
Conforme expõe o presidente da Goinfra, os projetores atuais serão reutilizados em outras praças. “Os equipamentos que serão substituídos serão destinados a ginásios de esporte e outras praças que não realizem transmissões de jogos da série A”.