O Grêmio terminou 2023 como vice campeão do Campeonato Brasileiro Série A e sob o comando do técnico Renato Gaúcho, bem como contando com a liderança ofensiva de Luis Suárez, atacante uruguaio que comandou o ataque do clube ao longo da temporada e seguiu como principal referência do setor ao longo do ano. Contudo desde o final da última temporada já havia indícios de que o experiente goleador deixaria a equipe e acabou acertando sua ida para a Inter Miami, para reeditar a parceria com o argentino Lionel Messi, ex- Barcelona, da Espanha, bem como o espanhol Sergio Busquets, que também atuou na equipe catalã.
Garantida já na fase de grupos da próxima edição da Copa Libertadores da América, a mais importante competição do futebol sul-americano, o Grêmio tem aproveitado do campeonato gaúcho para ir ajustando o elenco que seguirá em busca de novos títulos no ano, a exemplo da Copa do Brasil, na qual o clube entrará na 3° fase da competição, bem como o concorrido Brasileirão Série A.
Até o momento o Grêmio ocupa a vice liderança do Campeonato Gaúcho, com 20 pontos conquistados em 10 rodadas, com uma campanha que conta com 6 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, sendo a mais recente diante do Internacional, no Beira Rio, em confronto que terminou 3 a 2 para os colorados.
Grêmio avalia contratação de ex- Flamengo
O Grêmio ainda busca um atacante para tornar-se referência ofensiva do elenco e no primeiro momento apostou no experiente Diego Costa, ex- Botafogo, para suprir a importante baixa no setor. Ainda assim a diretoria entende que precisa entregar a Renato Gaúcho as melhores opções para que o comandante consiga contar com um repertório amplo, com peças para suprirem eventuais lesões ao longo do calendário deste ano.
Dessa forma o nome da vez é o atacante Lincoln, ex- Flamengo, que brilhou no rubro negro sob comando do português Jorge Jesus e venceu uma edição da Copa Libertadores, tendo sido negociado pouco tempo depois com o Vissel Kobe, do Japão, mas não conseguiu se encontrar em campo e viu as chances de permanecer no futebol japonês encerrarem com o término de seu contrato, o que deixou o atleta sem clube desde o início deste ano.
Após uma rápida passagem pelo Cruzeiro em 2022, o atleta de 23 anos fechou o ano passado com 10 partidas disputadas, 4 gols marcados e nenhuma assistência com as cores do Vissel Kobe. Lincoln deixa o futebol japonês após quase três temporadas, com 41 jogos e 8 gols marcados enquanto representou a equipe.
Apesar de contar com uma aprovação para uma possível chegada ao Grêmio, o atleta precisa provar o seu valor no futebol brasileiro e demonstrar ao torcedor gremista que é uma boa aposta para o elenco.