O Flamengo acertou a transferência de Léo Ortiz junto ao Bragantino nesta sexta-feira (01). Prestes a assinar contrato, o zagueiro vive a expectativa de ter a situação regularizada para estrear pelo Rubro-Negro.
Mas será que o novo reforço pode jogar o Campeonato Carioca e a Libertadores? O Coluna do Fla checou os regulamentos.
De acordo com as regras da FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), Léo Ortiz pode jogar o Carioca se o Flamengo inscrevê-lo até o penúltimo dia útil das semifinais. Ou seja, o Mais Querido precisa regularizar o atleta até quinta-feira (07), já que o mata-mata estadual começa no final de semana dos dias 09 e 10.
O recém-contratado do Flamengo já entrou em campo na segunda fase preliminar da Libertadores pelo Bragantino. Léo Ortiz foi peça fundamental para o time paulista eliminar o Águilas Doradas (COL) nos pênaltis, após placar agregado de 0 a 0.
Entretanto, mesmo que tenha jogado pela equipe da Red Bull, o zagueiro pode vestir o Manto Sagrado na competição continental.
De acordo com regulamento da Conmebol, os times classificados para a fase de grupos da Libertadores devem entregar a lista de, no máximo, 50 jogadores até as 18h (horário de Brasília) do dia 29 de março. Além disso, não há restrição em relação a transferências de atletas antes do prazo definido.
O Flamengo pagará 7 milhões de euros fixos (R$ 37,6 milhões) + 1 milhão de euros (R$ 5,4 milhões) em bônus por conquistas coletivas ao Bragantino por Léo Ortiz. O time paulista, inclusive, aceitou liberar o zagueiro antes dos jogos da pré-Libertadores, quando enfrenta o Botafogo nos dias 06 e 13 de março.
Desse modo, o recém-contratado é esperado no Rio de Janeiro entre terça (05) e quarta-feira (06) para assinar contrato de cinco anos, até dezembro de 2028, com o Mais Querido.
* Com Coluna do Fla
Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!