Neste sábado, no penúltimo dia de competição em Porto Rico, Gabriel Medina e Yago Dora estavam imbatíveis nas ondas de Arecibo. O tricampeão mundial avançou à semifinal na chave principal do campeonato, enquanto o catarinense ainda precisa passar por duas baterias da repescagem até a final. No feminino, Tainá Hinckel e Tatiana Weston-Webb, já classificadas para os Jogos Olímpicos, também avançaram para o dia decisivo do torneio. O Brasil ainda pode conquistar mais duas vagas extras por equipe, uma no masculino e uma no feminino.
Medina avança para dia decisivo no ISA Games — Foto: Sean Evans / ISA
Em Porto Rico, os atletas podem conquistar vagas para as Olimpíadas de duas maneiras: por resultados individuais ou por equipe. O Brasil ainda tem a chance de conquistar mais duas vagas extras pelo ranking das equipes, uma no masculino e outra no feminino. Isso vai depender do desempenho dos brasileiros no último dia de campeonato.
No masculino, o Brasil depende apenas de si para liderar o ranking entre as equipes e conquistar a vaga extra. Para isso, Gabriel Medina e Yago Dora têm que chegar à final do torneio, terminando um em primeiro e outro em terceiro. Nesse caso, quem chegar mais longe, se garante em Paris 2024. O Brasil também pode conquistar a vaga com outras combinações de resultados, mas aí não dependeria apenas de si.
No feminino, Tainá e Tati, já classificadas para as Olimpíadas deste ano, se garantiram no último dia de competição. Dependendo do resultado das duas, o Brasil ainda pode conquistar uma terceira vaga no feminino se terminar em primeiro lugar no ranking dos países. O time brasileiro é o único com duas atletas ainda competindo e, assim como o masculino, depende apenas de si.
Medina e Yago avançam no ISA, e Toledo é eliminado
Gabriel Medina e Yago Dora são os surfistas a serem batidos no ISA. Os dois foram totalmente dominantes em suas baterias. O tricampeão mundial venceu todas as disputas em primeiro lugar e se classificou à semifinal com 17.06 pontos no somatório, arrancando 9.23 dos juízes em sua melhor onda.
Yago tem um caminho um pouco mais longo para chegar à decisão. Como o catarinense está na chave da repescagem, ele ainda tem que passar por duas baterias antes da final. Mas isso não parece ser um problema para o brasileiro. Neste sábado, ele foi o destaque do dia. Avançou nas três baterias que disputou na repescagem e dominou todas elas, obtendo 9.33, 9.13, 9.07 e 8.17 em suas melhores notas.
Brasil pode conquistar mais duas vagas extras para as Olimpíadas em Porto Rico — Foto: Sean Evans / ISA
Filipe Toledo foi eliminado na oitava repescagem do dia. Ficou em quarto lugar na disputa contra Rio Waida, Andy Criere e Cody Young e se despediu da competição.
Toledo é eliminado no ISA Games — Foto: Jersson Barboza / ISA Games
Tatiana e Tainá se classificam para dia decisivo
Mesmo com Tainá e Tatiana Weston-Webb já classificadas para os Jogos Olímpicos neste ano, elas não diminuíram o ritmo em Porto Rico. Na chave da repescagem, as duas seguem com chances de chegar à final do evento, mas ainda precisam passar por duas baterias antes da decisão.
O que está em jogo no ISA?
O ISA dá ao Brasil a chance de conquistar vagas olímpicas no masculino e no feminino. Se vencer a competição por equipe entre os homens, Yago ou Medina fica com uma vaga extra, se juntando aos já classificados Filipe Toledo e João Chianca. No feminino, Tainá Hinckel conquistou a segunda vaga individual brasileira no feminino, ficando entre as oito primeiras elegíveis. A vitória por equipe no feminino também garantirá uma outra vaga – Tatiana Weston-Webb chegou ao ISA Games já classificada pelo ranking da WSL.