Ao balançar as redes do Uberlândia neste sábado (2/3), pela última rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro chegou à marca de 500 gols no ‘Novo Mineirão’. A contagem foi iniciada em 2013, quando o Gigante da Pampulha foi reinaugurado após passar por reformas visando a Copa do Mundo de 2014. A marca do 500º gol ficou com Jamerson, do Uberlândia, que marcou contra, no primeiro tempo do jogo.
Agora são 317 partidas da Raposa no Mineirão. E a lista de maiores artilheiros neste período conta com vários jogadores que se transformaram em ídolos da torcida celeste.
A liderança fica com Arrascaeta, que defendeu o Cruzeiro de 2015 a 2018. Neste período, o uruguaio balançou as redes do Mineirão 30 vezes. No top 3 aparecem Thiago Neves e Willian Bigode.
Apesar de ter saído do clube sob forte rejeição da torcida, principalmente em função da campanha que resultou no rebaixamento à Série B, em 2019, Thiago Neves teve histórico anterior importante, tendo marcado 28 gols no Mineirão.
Já Willian Bigode, que defendeu a Raposa de 2013 a 2017, balançou as redes do Gigante 27 vezes com a camisa celeste.
Na lista de maiores artilheiros do Cruzeiro no novo Mineirão também estão vários jogadores que integravam a equipe que se sagrou bicampeã brasileira em 2013 e 2014: são os casos, por exemplo, dos meias Ricardo Goulart e Éverton Ribeiro e dos atacantes Dagoberto e Borges.
Já do atual elenco celeste, o jogador que mais balançou as redes do Mineirão desde 2013 foi o volante Lucas Silva, com quatro gols.
Confira a lista completa abaixo:
Maiores artilheiros celestes no Novo Mineirão
- 30 gols – Arrascaeta
- 28 – Thiago Neves
- 27 – Willian
- 22 – Ricardo Goulart
- 17 – Dagoberto, Marcelo Moreno e Rafael Sóbis
- 14 – Ábila
- 13 – Fred
- 12 – Éverton Ribeiro e Borges
Do atual elenco da Raposa:
- 4 gols – Lucas Silva
- 3 gols – Rafa Silva
- 2 gols – Lucas Romero, Filipe Machado, Marlon e Arthur Gomes
- 1 gol – Dinenno, Matheus Pereira e Papagaio