Anna Anjos assistia ao jogo no estádio Mestalla e registrou as ofensas. Mãe do menino tentou impedir a gravação
No retorno de Vinicius Junior ao estádio Mestalla, local onde recebeu inúmeros ataques racistas em maio de 2023, mais um caso foi registrado. A brasileira Anna Anjos, que assistia ao jogo no local, filmou o momento em que uma criança chamando Vini de “mono”, macaco em espanhol.
Brasileira flagra criança chamando Vinicius Junior de macaco no Mestalla
No momento em que reparou que estavam sendo gravados, a mãe do menino reclamou e tentou impedir a filmagem.
— Desde o início do jogo eu vi pessoas ofendendo o Vini, chamando de macaco. Em um momento do jogo vi um coro de toda a parte de trás do gol chamando ele de macaco. Mas o que mais me incomodou foi uma criança ao meu lado chamando ele de macaco o jogo todo. Eu disse que não era correto, mas é tão normal para eles que a mãe disse que não era ofensa, estava apenas o chamando de um animal – disse a torcedora brasileira em entrevista à ESPN.
Menino chama Vinicius Junior de macaco e mãe tenta impedir filmagem — Foto: Reprodução
No esperado retorno ao Mestalla, Vinicius Junior foi o centro das atenções. O atacante foi alvo de vaias, provocações com cartazes da torcida do Valencia. Nos dois gols, fez comemorações emblemáticas: No primeiro, o atacante ergueu o braço com punho cerrado, símbolo antirracista. No segundo, o brasileiro vibrou muito, batendo no peito e dizendo “eu estou aqui”.
Vini Jr Vinicius Junior Valencia Real Madrid — Foto: Biel Aliño/EFE