O Campeonato Brasileiro 2024 tem data prevista para começar em 14 de Abril. Com isso, muitas especulações já começam sobre os favoritos ao título.
Os 20 clubes que participarão da competição são:
- Palmeiras
- Atlético-MG
- Flamengo
- Grêmio
- Botafogo
- Red Bull Bragantino
- Fluminense
- Athletico-PR
- Internacional
- Fortaleza
- São Paulo
- Cuiabá
- Corinthians
- Cruzeiro
- Vasco
- Bahia
- Vitória
- Juventude
- Criciúma
- Atlético-GO
Hoje, é dia de continuar a série de análises por aqui, com os principais postulantes ao título. Para começar, vamos falar sobre um time que pode surpreender em 2024: São Paulo!
O início de temporada
O São Paulo começou o ano com altos e baixos, cenário que já vem se repetindo há um tempo. No entanto, conseguiu algumas vitórias consideráveis e, além de tudo isso, um título da supercopa do Brasil em cima do rival Palmeiras.
Quem saiu, quem chegou e quem ainda pode chegar
Primeiramente, cabe salientar as renovações de contrato com jogadores considerados importantes para o time: Rafinha, Wellington Rato, Alisson e Lucas Moura.
Nas chegadas, alguns nomes interessantes vieram para compor o elenco do São Paulo. Os atacantes Nikão, vindo do Cruzeiro de empréstimo, e Ferreirinha, vindo do Grêmio, são os grandes destaques.
Além deles, chegaram ainda o volante Luiz Gustavo, ex-seleção brasileira, e Bobadilla, que estava no Cerro Porteño. Por fim, o atacante Erick, do Ceará, também foi confirmado.
O problema maior do São Paulo, na visão de uma parte da torcida, é quantidade de saídas no elenco, a lista é bastante extensa, mas os nomes principais são:
- Caio Paulista (lateral-esquerdo)
- Lucas Beraldo (zagueiro)
- Felipe Alves (goleiro)
- Alexandre Pato (atacante)
- Thiago Couto (goleiro)
- Nathan (lateral-direito)
O “11 ideal” existe?
Com um elenco consideravelmente mais limitado que outros grandes times, o São Paulo trabalha hoje com um time, de certa forma, consolidado. Apesar de não estar na lista de melhores elencos do país, o time consegue, sim, ter bons nomes em suas principais posições.
É claro que tudo depende de momento, e o São Paulo hoje trabalha ainda com instabilidades difíceis de serem superadas.
Até então, a principal escalação do São Paulo é:
Dentro dessa escalação considerada mais básica, algumas dúvidas ainda persistem na cabeça do treinador recém-contratado, Thiago Carpini. A principal delas é exatamente no centro do ataque, entre Calleri e Luciano.
Até agora, Calleri tem a preferência do treinador e de boa parte da torcida. Outros nomes vem se consolidando no time, como o recém-chegado Ferreira e o próprio zagueiro Diego Costa, que já caiu nas graças do torcedor.
O São Paulo voltará a vencer um brasileirão?
Depois de um começo de temporada que veio com título em cima do maior rival, o São Paulo passa agora por um momento instável e de “acertar” os laços com o novo treinador.
Mesmo assim, o time parece estar cada dia mais se fortalecendo e encaixando bem suas peças. Espera-se um campeonato brasileiro mais sólido, e agora ainda tem uma LIbertadores para ser disputada no meio disso tudo.
Nomes que, ainda que não sejam de peso, são consolidados no futebol brasileiro, jogadores sendo convocados para a seleção e um treinador que já começa a mostrar suas credenciais.
Mas, e aí, é suficiente para ganhar o Brasileirão?
Na nossa próxima análise, vamos falar do atual campeão da libertadores: o Fluminense.
Além disso, você pode aguardar lendo a nossa análise da última semana, sobre o Flamengo, e nossa primeira, sobre o Palmeiras.