No primeiro Clássico Rei de 2024, América-RN e ABC se enfrentaram neste domingo (3) para definir o campeão do primeiro turno do Campeonato Potiguar na Arena das Dunas, em Natal. Num jogo marcado pelo equilíbrio entre as duas equipes, ficou a cargo dos goleiros levarem a disputa para os pênaltis. O América-RN se deu melhor e garantiu uma vaga para a finalíssima da competição, no segundo turno, além de vagas para a Copa do Brasil e a Série D do ano que vem.
Num começo de jogo muito estudado entre as equipes, coube ao ABC ter a primeira oportunidade de abrir o marcador. Em cobrança de falta, Wallyson jogou para Wafildo, que desviou e Renan Bragança se esticou para salvar. Aos 33 minutos, Souza cobrou falta e forçou Carlos Eduardo a realizar uma defesa espetacular. O América-RN deu uma resposta e passou a controlar a partida.
No segundo tempo, Marcos Ytalo foi lançado por Norberto, que armou a jogada e passou para Matheuzinho na grande área e quase abriu o marcador. O jogo foi marcado pela igualdade nas oportunidades e equilíbrio nas chances de gol.
Com o placar zerado nas duas etapas, a decisão foi para os pênaltis e Vitor Marinho e Douglas, ambos do ABC, perderam a segunda e a quarta cobrança, respectivamente, e coube a Norberto bater o pênalti decisivo. O América-RN levantou o troféu Mário Jorge Lobo Zagallo, uma homenagem da federação norte-rio-grandense de futebol à lenda da seleção brasileira e tetracampeão da Copa do Mundo.