Os nove clubes da Série A da Libra assinaram um pré-contrato com a Globo para a venda dos direitos de transmissão do Brasileirão entre os anos de 2025 a 2029. O valor do contrato é de R$ 1,3 bilhões fixos, fora valores de pay per view. O montante será atualizado anualmente de acordo com a inflação. O Corinthians ainda não comunicou ao bloco econômico a decisão quanto ao futuro.
- Siga o canal Itatiaia Esporte no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
A ideia é oficializar o contrato nos próximos dias. O anúncio será feito de maneira conjunta pela Libra e pela Globo.
O acordo prevê a participação do Santos. A equipe do interior paulista, que disputa a Série B nesta temporada, fechou um acordo exclusivo com a emissora carioca para a transmissão dos jogos em 2024. A tendência é que o Alvinegro Praiano se mantenha na Libra e entre na divisão em caso de acesso à elite.
A situação do Corinthians é um pouco mais complexa. A diretoria paulistana busca costurar um acordo considerado melhor para os próprios interesses. Se os valores forem oferecidos pela Liga Forte União (LFU), o clube ‘pula o muro’ e troca de bloco comercial. No entanto, pessoas ligadas à Libra acreditam na permanência do time paulista no bloco.
A tratativa do bloco com a Globo envolve os direitos para TV aberta e TV fechada. A regra da divisão será 40% de forma igual, 30% por mérito esportivo (posição no campeonato) e 30% por audiência segundo os números do Kantar IBOPE.
A informação da assinatura do pré-contrato foi antecipada pelo jornalista Rodrigo Mattos, do UOL, e confirmada pela reportagem da Itatiaia.
Adiantamento após oficialização
Os clubes receberão um valor após a oficialização do contrato. O montante será abatido dos 40% igualitários a que cada clube teria direito. A expectativa dos clubes é arrecadar algo na casa dos R$ 65 milhões.
Quem é quem
Atualmente a Libra conta com ABC, Atlético, Bahia, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Paysandu, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo e Vitória.
Os 25 clubes do bloco Forte União são América SAF, Athletico-PR, Atlético-GO, Avaí SAF, Botafogo SAF, Ceará, Chapecoense, Coritiba SAF, CRB, Criciúma, Cruzeiro SAF, CSA, Cuiabá, Figueirense SAF, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Operário, Sport, Tombense, Vasco da Gama SAF e Vila Nova.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.
Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.
Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18) e Olimpíada (2016-2021).