Além de garantir seu retorno ao Campeonato Brasileiro em 2025 (conquistou vaga na Série D), a Portuguesa também pode disputar a Copa do Brasil na próxima temporada, o que não acontece desde 2017. Mas o que a Lusa precisa para se classificar? O NETLUSA explica!
+ Maceió celebra gol e ‘dia histórico’ pela Lusa contra o Mirassol
O Paulistão destina 5 vagas para a Copa do Brasil de acordo com a classificação das equipes. Os semifinalistas e o time eliminado nas quartas de final com melhor campanha são os indicados.
A Portuguesa já sabe que irá avançar para as quartas com a 8ª melhor campanha, então a chance de garantir vaga sem depender de ninguém é vencer o Santos e ir para a semifinal.
Caso seja eliminada nas quartas de final, a Portuguesa entra em uma lista de espera (será a 3ª da fila) e terá que torcer para que ao menos 3 dos 7 primeiros colocados entrem direto na 3ª fase.
Para entrar na 3ª fase, esses clubes têm que conquistar vaga na Libertadores (casos de Palmeiras, Red Bull Bragantino e São Paulo) ou vencer a Série B (casos de Santos, Ponte Preta e Novorizontino*). *Ainda não confirmaram suas vagas nas quartas do Paulistão
No caso de Corinthians, Guarani, Ituano e Botafogo, não muda nada eles conseguirem esses objetivos, pois estão atrás da Portuguesa já que foram eliminados na 1ª fase.
Outra possibilidade
A Lusa também pode disputar a Copa Paulista, que destina uma vaga ao campeão ou vice (a vaga para a Série D já não é mais necessária). Se for campeã, a Rubro-verde escolhe a Copa do Brasil. Se for vice, terá que torcer para que o campeão não escolha a vaga da Copa do Brasil.
Eliminados na 1ª fase do Paulistão, Corinthians, Mirassol, Botafogo e Guarani podem ser alguns dos concorrentes por essa vaga caso desejem participar.