É raro de se ver, mas um urso “rugiu” mais alto que John Kennedy em um jogo do Fluminense. Foi Emerson Urso, um dos reforços menos badalados do Botafogo para a temporada, quem deu números finais na vitória por 4 a 2 no clássico do último domingo, no Maracanã, pelo Campeonato Carioca.
ge Botafogo destaca mudança de mentalidade em sequência de vitórias do Alvinegro
Após cruzamento de Hugo, o baixinho se antecipou a Marcelo e marcou de cabeça, quase um peixinho, para decretar a vitória ao Alvinegro. A comemoração? Claro, imitando um urso, como sempre o fez desde que ganhou o apelido no começo da carreira.
Depois de marcar três gols em 14 partidas no Carioca de 2023 pelo Audax, o atacante chamou atenção e o Botafogo entrou em contato com o São Caetano, então dono dos direitos federativos, com interesse em adquirir Urso. Um pré-contrato foi firmado em agosto e ele assinou com o clube até dezembro de 2025. Para ganhar experiência, foi emprestado ao Ituano até a reta final da Série B – foram 12 jogos, sem gols ou assistências, pela equipe do Interior Paulista.
Um dos gols marcados no Estadual do ano passado, inclusive, foi em cima do Botafogo. Na ocasião, o Audax, time de Urso, saiu derrotado por 2 a 1.
Essa, porém, não é a primeira vez que Emerson Urso veste a camisa do Botafogo na carreira. Ele tem uma passagem pela equipe sub-15 do clube em 2017. Ele participou de competições estaduais e até chegou a ser titular em certo momento da temporada, mas foi dispensado no fim daquele ano e não permaneceu.
Emerson Urso no time sub-15 do Botafogo — Foto: Reprodução
– Era uma vontade muito grande poder novamente ter a chance de vestir essa camisa. Passei pelo sub-15 do Botafogo e infelizmente não fui aproveitado. Continuei minha formação em outros clubes e tive a oportunidade de me destacar contra o próprio Botafogo no ano passado – contou em entrevista ao ge.
Sem clube, assinou com o São Caetano em 2018 para atuar na base do clube paulista. O atacante foi emprestado ao time sub-20 do Vasco em 2020 e para o Corinthians, onde jogou a Copinha de 2021.
Emerson Urso em campo pelo Corinthians — Foto: Divulgação
Urso terminou 2022 no time profissional do Santo André, à época comandado por Thiago Carpini, hoje no São Paulo.
No Botafogo, cogitou-se inicialmente emprestar Emerson no começo do ano para um clube onde ele teria mais tempo de jogo, mas o jogador foi contra a ideia e quis continuar no Alvinegro. O camisa 18 foi relacionado para os últimos jogos e, agora, marcou o primeiro gol.
– As chances precisam ser aproveitadas e acredito que fiz por onde. Dedicação e perseverança jamais me faltaram. Nunca tive mágoa por não ter sido aproveitado no Sub-15. Me deu talvez até mais motivação para voltar a vestir essa camisa gloriosa – finalizou Emerson.
Emerson Urso, do Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo
Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv