No próximo domingo, o Bugre recebe o Bragantino, às 16h, no Brinco de Ouro, com a esperança de evitar um retorno para a Série A2 depois de seis temporadas. A vantagem para o Ituano, 15º, é de um ponto, enquanto o lanterna Santo André está dois atrás.
Guarani precisa de vitória para evitar rebaixamento — Foto: Raphael Silvestre/Guarani FC
O ge, portanto, vai explicar aos torcedores bugrinos que ainda têm dúvidas os cenários necessários para que a permanência aconteça.
Vencer é o suficiente
Uma vitória contra o Bragantino no Brinco de Ouro, por qualquer placar, mantém o Guarani no Paulistão em 2025. Neste cenário, o Bugre chegaria aos 10 pontos e não seria mais alcançado por Ituano (6 pontos) ou Santo André (5).
Para isso, o time campineiro vai desafiar um jejum de não vencer o Massa Bruta desde 2019, quando fez 1 a 0 pelo primeiro turno da Série B daquela temporada. Foram quatro derrotas e um empate nos cinco encontros realizados nos últimos cinco anos.
Última vitória do Bugre contra o Bragantino foi em 2019 — Foto: Ari Ferreira/CA Bragantino
E se empatar?
Se houver igualdade no placar no jogo com o Bragantino, a torcida é para que Ituano e Santo André não vençam São Paulo e Ponte Preta, respectivamente – principalmente o Ituano, que passaria em pontos. No caso do Santo André, haverá empate na pontuação e no número de vitórias, e ainda será necessário o Ramalhão tirar uma diferença de cinco gols no saldo.
Mas e se perder?
Se o Guarani for derrotado pelo clube de Bragança, obrigatoriamente Ituano e Santo André não podem ganhar suas partidas – a vitória de um deles já rebaixaria o Bugre nesse cenário.
Se os concorrentes empatarem, o Bugre também estará salvo, porque o Santo André não alcançaria a mesma pontuação, e o Ituano ficaria em desvantagem no saldo de gols.
Veja o cenário da parte de baixo da classificação geral do Paulistão:
Classificação das equipes que lutam contra o rebaixamento no Paulistão — Foto: Reprodução/ge.globo
Guarani e Bragantino jogam às 16h de domingo, no Brinco de Ouro, em Campinas, enquanto Ituano e Santo André estarão em campo no mesmo horário contra São Paulo e Ponte Preta, respectivamente.
Assista aos vídeos do Globo Esporte Campinas e região: