20hGustavo Hofman, +3 Mais
3dPedro Ivo Almeida, com redação do ESPN.com.br
3dJoão Castelo-Branco, com redação do ESPN.com.br
-
ESPN.com.br
5 de mar, 2024, 05:45
O técnico Dorival Júnior anunciou na última sexta-feira (03) a lista dos convocados para a seleção brasileira para os amistosos contra Inglaterra e Espanha, nos dias 23 e 26 de março, respectivamente. Foi a primeira relação oficial do novo treinador.
Cinco jogadores foram convocados pela primeira vez: Rafael e Pablo Maia, do São Paulo; Murilo, do Palmeiras; Beraldo, do PSG; e Savinho, do Girona.
Dos 26 selecionáveis, sete atuam no futebol brasileiro. Todos os outros estão no futebol europeu — a maioria, 10 deles, na Inglaterra, em nove clubes diferentes: Tottenham, Arsenal, West Ham, Wolverhampton, Aston Villa, Manchester United, Newcastle, Fulham e Manchester City.
E como os listados por Dorival se saíram no primeiro compromisso após a convocação? O ESPN.com.br lista abaixo a atuação dos escolhidos pelo treinador da seleção, ainda que nem todos tenham atuado.
Veja como foi o primeiro jogo dos convocados após lista oficial:
GOLEIROS
-
Ederson, do Manchester City, enfrentou o Manchester United (03/03): não teve qualquer culpa no gol sofrido na vitória por 3 a 1 no clássico, já que o chute de Rashford foi indefensável. No restante da partida, foi praticamente um espectador, já que os Red Devils pouco atacaram. Quase fez um pênalti em Garnacho no final.
-
Bento, do Athletico-PR, enfrentou o Londrina (02/03): foi o titular do Furacão na derrota por 1 a 0 para o Londrina, com gol sofrido aos 44 minutos da etapa final. O resultado encerrou uma sequência de 29 jogos invicto da equipe.
-
Rafael, do São Paulo, enfrentou o Palmeiras (03/03): titular no clássico, não foi obrigado a fazer defesas de grande dificuldade, mas acabou sendo responsável pelo empate por conta do pênalti em cima de Murilo no empate em 1 a 1.
LATERAIS
-
Danilo, da Juventus, enfrentou o Napoli (03/03): reserva, entrou faltando poucos minutos para o final do jogo, sem a possibilidade de uma avaliação mais profunda.
-
Yan Couto, do Girona, enfrentou o Mallorca (03/03): titular, teve atuação discreta na derrota por 1 a 0 fora de casa. Não falhou, mas também não colaborou para que a equipe pudesse buscar um melhor resultado.
-
Ayrton Lucas, do Flamengo, enfrentou o Madureira (02/03): sequer foi acionado pelo técnico Tite, que rodou seu time e iniciou a partida com Matías Viña.
-
Wendell, do Porto, enfrentou o Benfica (03/03): na goleada do Porto, chegou a reclamar de dor, mas permaneceu no campo e anotou um dos gols da partida, sendo mais uma vez importante para a sua equipe.
ZAGUEIROS
-
Beraldo, do Paris Saint-Germain, enfrentou o Monaco (01/03): titular, o jovem defensor, convocado pela primeira vez pela seleção, teve dificuldades na partida fora de casa. Sofrendo para marcar Balogun e Ben Yedder na etapa inicial, melhorou aos poucos no segundo tempo e não prejudicou seu time no 0 a 0.
-
Gabriel Magalhães, do Arsenal, enfrentou o Sheffield United (04/03): titular nos 90 minutos da goleada dos Gunners, teve praticamente zero de trabalho diante da fragilidade do adversário.
-
Marquinhos, do Paris Saint-Germain, enfrentou o Monaco (01/03): não foi relacionado para a partida pelo técnico Luis Enrique pensando no jogo das oitavas da Champions League.
-
Murilo, do Palmeiras, enfrentou o São Paulo (03/03): mais uma vez titular na defesa de Abel Ferreira, não comprometeu no setor, mas acabou sendo decisivo por sofrer o polêmico pênalti que gerou o empate em 1 a 1 fora de casa.
MEIO-CAMPISTAS
-
André, do Fluminense, enfrentou o Botafogo (03/03): começando no banco de reservas, o volante entrou como zagueiro no intervalo. Nos minutos finais, cometeu pênalti e foi expulso, ficando suspenso para a ida da semifinal do Carioca.
-
Andreas Pereira, do Fulham, enfrentou o Brighton (02/03): no primeiro jogo após a convocação para seleção brasileira, o meio-campista não brilhou contra o Brighton. Jogando mais adiantado, acabou desperdiçando oportunidades no ataque do Fulham, uma delas bizarramente clara. Foi substituído na segunda etapa. Seu time venceu por 3 a 0.
-
Bruno Guimarães, do Newcastle, enfrentou o Wolverhampton (02/03): não se destacou como de costume, mas participou do primeiro gol do Newcastle na vitória por 3 a 0 sobre o Wolverhampton. Foi do brasileiro o chute, que após desvio, acabou resultando no primeiro tento dos mandantes.
-
Casemiro, do Manchester United, enfrentou o Manchester City (03/03): assim como todo o time do United, até começou bem no clássico contra o Manchester City, mas depois sucumbiu com o restante da equipe. No 1º tempo, errou feio ao tentar afastar de cabeça na área e acabou dando uma “assistência” para Haaland. Para sorte do brasileiro, o centroavante dos Citizens finalizou para fora.
-
Douglas Luiz, do Aston Villa, enfrentou o Luton Town (02/03): deu belíssima assistência para o 2º gol do Aston Villa, marcado por Ollie Watkins. Um primoroso lançamento do meio-campo. O time do brasileiro venceu o Luton Town por 3 a 2, fora de casa.
-
João Gomes, do Wolverhampton, enfrentou o Newcastle (02/03): não jogou pelo Wolverhampton contra o Newcastle. Não ficou nem no banco de reservas.
-
Lucas Paquetá, do West Ham, enfrentou o Everton (02/03): teve atuação discreta na vitória do West Ham por 3 a 1 sobre o Everton, fora de casa. O meio-campista brasileiro não participou dos gols dos Hammers e foi substituído na reta final do duelo.
-
Pablo Maia, do São Paulo, enfrentou o Palmeiras (03/03): convocado pela primeira vez para a seleção, foi importante para o São Paulo ao roubar a bola que iniciou a jogada do gol. Ao mesmo tempo, sofreu com faltas que geraram polêmica no primeiro tempo.
ATACANTES
-
Endrick, do Palmeiras, enfrentou o São Paulo (03/03): atuando em algumas oportunidades no lado do campo, teve atuação discreta, sem contribuir muito para o ataque palmeirense na partida e sem nenhum lance de grande destaque.
-
Gabriel Martinelli, do Arsenal, enfrentou o Sheffield United (04/03): titular, fez o 3º gol da vitória e teve atuação muito boa até sair carregado, sem conseguir colocar o pé no chão. Preocupa para os dois jogos na Europa.
-
Raphinha, do Barcelona, enfrentou o Athletic Bilbao (03/03): em meio à atuação ruim, coletivamente, do Barça, o brasileiro teve partida apagada e pouco inspirada, sendo substituído aos 30 do segundo tempo.
-
Richarlison, do Tottenham, enfrentou o Crystal Palace (02/03): sequer foi relacionado por Ange Postecoglou na vitória por 3 a 1 da equipe em casa por conta de problema físico.
-
Rodrygo, do Real Madrid, enfrentou o Valencia (02/03): foi titular e deu a assistência para o primeiro gol de Vini Jr. no empate em 2 a 2 fora de casa.
-
Savinho, do Girona, enfrentou o Mallorca (03/03): assim como o colega de time, teve atuação discreta na derrota da equipe, sendo pouco acionado e prejudicado pela atuação coletiva ruim.
-
Vinicius Jr., do Real Madrid, enfrentou o Valencia (02/03): foi o grande nome da partida no estádio Mestalla. Depois de ver o Real sair perdendo por 2 a 0, marcou os dois gols da equipe que garantiram o empate em 2 a 2 fora de casa.