A dois dias do fim da janela de transferências do futebol brasileiro, a novela que envolve Eduardo Vargas chegou ao fim no Pici. O Esportes O POVO apurou que o Fortaleza desistiu da contratação do atacante chileno, que se mostrava reticente em mudar de clube, e encerrou a negociação com o Atlético-MG.
Na última semana, o Tricolor havia retomado as conversas com o Galo e com o estafe do jogador para um acordo. Inicialmente, o clube mineiro não pretendia liberar o camisa 11 por empréstimo, já que o contrato se encerra em dezembro deste ano. Diante do alto salário do jogador, o Leão não avançou nas tratativas em um primeiro momento.
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
Assine
O estafe de Vargas, porém, enxergou o Fortaleza como uma boa oportunidade para transferência no mercado da bola e entrou no circuito. A negociação voltou a esquentar quando o Atlético-MG topou ceder o chileno de 34 anos até o final da temporada, arcando com metade dos vencimentos mensais. O avanço nas conversas fez o Galo deixá-lo fora da partida diante do Ipatinga, no último sábado, 2, pelo Campeonato Mineiro.
A partir daí, porém, a resistência passou a ser do lado do jogador. Eduardo Vargas se mostrou receoso a deixar Belo Horizonte, onde vive com a noiva, para morar em uma cidade mais distante, em que não seria acompanhado por ela. Apesar dos muitos anos de experiência no Brasil — também defendeu o Grêmio —, o atacante entendeu que morar só em Fortaleza poderia dificultar a adaptação e afetar o rendimento em campo.
Diante da indecisão do camisa 11 e do prazo curto até o fim da janela, o Fortaleza decidiu dar fim às tratativas. A ideia do clube é se reforçar com um atacante para disputar posição com Lucero e Thiago Galhardo no posto de referência do setor.
A carreira de Eduardo Vargas
Cria do Cobreloa, no seu país natal, Vargas despontou como revelação do futebol chileno e não demorou a ir para a Universidad de Chile, onde atuou em 2010 e 2011 — neste último ano, inclusive, viveu a melhor fase da carreira, com 30 gols em 50 partidas, e também foi campeão da Sul-Americana. O desempenho o levou para o Napoli, da Itália.
Pouco utilizado no clube europeu, foi emprestado para o Grêmio, em 2013, quando teve a primeira passagem pelo futebol brasileiro. Depois rumou para o Valencia, da Espanha; Queens Park Rangers, da Inglaterra; e Hoffenheim, da Alemanha.
Depois de rodar pela Europa, o atacante desembarcou no México para vestir a camisa do Tigres, onde ficou de 2016 a 2020 — depois foi contratado pelo Atlético-MG. O melhor momento do time da América do Norte foi na temporada 2018/2019, quando fez 17 gols em 49 jogos.
Eduardo Vargas está no Atlético-MG desde 2020. O melhor desempenho pelo Galo foi em 2021, quando atuou 43 vezes, anotou 13 gols e deu quatro assistências, sendo peça importante nas conquistas dos títulos do Campeonato Mineiro, do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.
Vargas também teve longa passagem pela seleção do Chile, disputando quatro edições da Copa América (foi campeão em 2015 e 2016), uma Copa das Confederações e uma Copa do Mundo, em 2014.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente
Tags
fortaleza esporte clube clube atletico mineiro eduardo vargas mercado da bola fortaleza negociacao vargas fortaleza desiste vargas atletico-mg