Pré-Libertadores: Botafogo pega o Bragantino amanhã, às 21h30
Apesar de estar há sete anos distante das disputas pelo maior troféu das Américas, o Botafogo tem um retrospecto antigo na competição. A primeira participação do clube foi em 1963 e, desde então, soma seis edições. O encontro com brasileiros não aconteceu apenas em 2014.
Confira cada um dos confrontos do Botafogo contra times do Brasil no campeonato:
Botafogo x Santos – 1963
A edição de 1963 da Conmebol Libertadores, na época ainda chamada de Copa dos Campeões Sul-Americanos, tinha o Botafogo de Garrincha e o Santos de Pelé como representantes brasileiros. Apenas os campeões nacionais se classificavam para o torneio continental, porém, os santistas haviam conquistado a América no ano anterior, o que rendeu uma vaga extra para o segundo colocado no Campeonato Brasileiro: o Glorioso.
Santos x Botafogo, Revista Fatos e Fotos, 1963 — Foto: Reprodução
As equipes se encontraram nas semifinais. O primeiro confronto foi no Pacaembu, e terminou com um empate por 1 a 1. Sem Garrincha, o Botafogo saiu na frente do placar com o gol de Jair Bala, mas viu Pelé empatar nos minutos finais.
Na partida de volta, no Maracanã, o Santos goleou por 4 a 0, com três gols de Pelé, e eliminou o Alvinegro carioca da primeira participação na Libertadores.
Botafogo x Palmeiras – 1973
O segundo encontro do Botafogo com um time brasileiro na Libertadores foi em 1973, dez anos após a estreia na competição. O Glorioso novamente chegava ao torneio como vice-campeão brasileiro e cruzaria com um clube de São Paulo. Desta vez, seria o Palmeiras.
Equipe do Botafogo disputa a Libertadores de 1973 — Foto: Reprodução
As duas equipes se encontraram logo na fase de grupos, na chave que também tinha Peñarol e Nacional do Uruguai, e empataram, com quatro vitórias, um empate e uma derrota para cada lado. Para decidir quem avançaria, Botafogo e Palmeiras disputaram um jogo desempate no Rio de Janeiro.
Com gols de Jairzinho e Luis Pereira, o Botafogo venceu por 2 a 1 o time paulista. Caiu na semifinal da competição continental, em um triangular com Independiente e Colo Colo e viu os os argentinos ficarem com o título daquele ano.
Botafogo x Corinthians e Grêmio – 1996
Depois de 26 anos longe da Libertadores, o Botafogo retornou com a equipe comandada por Túlio Maravilha como campeões brasileiros. O time encontrou o Corinthians de Edmundo na fase de grupos, ao lado de Universidad de Chile e Universidad Católica.
Grêmio x Botafogo 1996 — Foto: Reprodução
Em dois duelos com o Corinthians, o Botafogo empatou o primeiro no Maracanã, por 1 a 1, com gol de Dauri para o Glorioso e Souza para os paulistas. Fora de casa, o time de Túlio perdeu por 3 a 0. Marcelinho Carioca, Edmundo e Leonardo marcaram no Pacaembu.
O Botafogo ainda enfrentou outro brasileiro na mesma competição: o Grêmio. Nas oitavas de final, o Alvinegro empatou em 1 a 1 em casa. Jamir marcou para o Botafogo, e Jardel, para o Grêmio. A decisão ficou para Porto Alegre e, em casa, o Grêmio venceu por 2 a 0, dando fim a participação do Glorioso.
Botafogo x Grêmio – 2017
O Botafogo voltou a encontrar o Grêmio, 21 anos depois. A competição começou na fase prévia da Libertadores, assim como em 2024, e o Alvinegro conseguiu a classificação depois de eliminar o Colo Colo e depois o Olimpia.
O time na época treinado por Jair Ventura passou com facilidade pela fase de grupos, como líder, com três vitórias, um empate e duas derrotas. Nas oitavas, superou o Nacional, do Uruguai, com duas vitórias. O novo encontro com o Grêmio viria apenas nas quartas de final.
O primeiro jogo entre as equipes foi em Nilton Santos e terminou sem gols. O algoz gremista parou travou o Alvinegro de avançar em definitivo de novo em casa. No confronto em Porto Alegre, o Botafogo ameaçou no início e teve boas chances, mas a vitória ficou com os anfitriões por 1 a 0, com gol de Lucas Barrios de cabeça.
Grêmio vence em casa e elimina Botafogo nas quartas de final da Libertadores
Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv