Nesta terça-feira (05), os clubes 20 do Brasileirão aprovaram, durante evento do Conselho Técnico da CBF, o regulamento de competições para a temporada 2024. Em votação unânime por 20 votos a 0, ficou decidido que o limite de estrangeiros, por partida, será aumentado de sete para nove.
Em 2023, os clubes já haviam votado uma expansão na utilização de estrangeiros, que havia passado de cinco para sete. Apesar da unanimidade na votação, a proposta de expansão não é vista com positividade de maneira absoluta. A Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf), se manifestou de forma contrária à decisão.
O Presidente do Internacional, Alessandro Barcellos, comemorou a decisão tomada no evento da CBF: “É importante o aumento de estrangeiros, nós trabalhamos fortemente nisso. E a questão do gramado sintético, ficou definido que o Conselho Nacional de Clubes fará estudos para definir melhor a padronização dos gramados”.
Além disso, outro assunto fortemente debatido foi o uso de gramados sintéticos. A expectativa é que durante a temporada, o Conselho Nacional de Clubes aumente os estudos sobre o uso dos sintéticos e estabeleça um padrão de qualidade para os gramados. O objetivo é minimizar as reclamações de outros clubes que entendem que esse tipo de gramado proporciona desnível técnico à competição.
Apesar disso, foi autorizado que os clubes que atuam em gramados sintéticos poderão passar a utilizar esse tipo de gramado em seus Centros de Treinamento. O evento contou com a participação de alguns atletas de clubes do Brasileirão, dentre eles, o lateral Tinga (Fortaleza),