A notícias não são nada boas com o Reinaldo. O Grêmio confirmou que ele teve duas lesões no joelho direito: estiramento do ligamento cruzado anterior e ruptura parcial do ligamento colateral-lateral do joelho direito.
A nota fala que o jogador foi avaliado e os médicos optaram por fazer o que chamam de tratamento conservador. Ou seja, com fisioterapia, sem ter que operar. Só que, no final da nota, o próprio comunicado indica que irão esperar reduzir o edema no joelho dele para definir o que fazer na sequência.
E aqui é o ponto. A lesão não é nada simples. Neste momento, Reinaldo tem um edema (um inchaço causado pelo acúmulo de líquidos) bem significativo no joelho. E só daqui uns dias, quando o inchaço reduzir, é que irão saber exatamente o que fazer. Ainda há chance de uma operação.
Lucas Uebel/Grêmio
Dito isso, uma informação fundamental nesta história é que, mesmo se der tudo certo e o Reinaldo não precisar da operação, ele terá pelo menos dois meses na fisioterapia. Sim, dois meses. Está fora de todo o Gauchão e uma parte significativa do Brasileiro e começo do Brasileiro.
Mas ainda existe um cenário de operação. Se daqui um mês, a evolução do tratamento não estiver fazendo efeito, Reinaldo será obrigado a operar para reconstituir os ligamentos. E isso o fará ficar de fora por quase toda a temporada. Em geral, lesões assim demoram de 6 até 8 meses.
Neste caso, as coisas ficariam bem complicadas pro jogador, que teria uma longa recuperação, e também pro Grêmio, que não teria mais um titular e ia obrigatoriamente ter que sair no mercado.
Hoje, Renato tem apenas o Mayk, que veio do Guarani, e o Wesley, da base, para compor o setor. Por enquanto, não temos sinalização de reforço na lateral.