O Atlético vai anunciar em breve a contratação do jovem atacante Brahian Palacios, de 21 anos. O jogador foi comprado pelo Alvinegro junto ao Atlético Nacional, da Colômbia.
Palacios será o sétimo jogador colombiano a vestir a camisa do Atlético na história. O jogador desembarcou em Belo Horizonte nessa terça-feira (5) e demonstrou felicidade por assinar com o Galo.
“Muito feliz e muito contente por estar aqui. Agora tenho que descansar. Foi uma viagem muito longa. Expectativa muito grande (de jogar no futebol brasileiro)”, afirmou.
Outros colombianos do Galo
Antes de Palacios, o Atlético teve seis jogadores colombianos. O primeiro deles foi Alexander Escobar. Ídolo do América de Cáli, ele chegou ao Galo em 1996 após passar 13 anos no clube da Colômbia. Pelo Alvinegro, foram apenas sete jogos e nenhum gol marcado pelo meia.
Em 2000, o Atlético voltou a ter um jogador colombiano: Gustavo Del Toro. O volante fez um gol em sete jogos pelo clube mineiro.
O Galo voltou a contratar um colombiano em 2009. Wason Rentería chegou ao clube cercado de expectativas, mas não conseguiu render o esperado pela torcida. O atacante fez apenas um gol em 16 partidas disputadas.
Em 2015, o Atlético contratou o meia Sherman Cárdenas. Apesar da grande expectativa, o colombiano não foi bem no Galo. Foram 29 jogos e apenas uma assistência.
O colombiano com melhor desempenho no Atlético foi Yimmi Chará. Ele foi comprado em 2018 e vendido ao Portland Timbers, dos Estados Unidos, em 2020. Em 68 jogos, fez dez gols e deu dez assistências.
Já o colombiano mais vencedor da história do Atlético é Dylan Borrero, que chegou ao Galo em 2020 e foi vendido em 2022 ao New England Revolution. Em 47 jogos, fez três gols e deu seis assistências. Ele foi campeão brasileiro, da Copa do Brasil, da Supercopa do Brasil e tricampeão estadual.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.
Túlio Kaizer é jornalista esportivo com grande experiência no digital. Foi setorista dos três grandes clubes do futebol mineiro: América, Atlético e Cruzeiro. Cobre também basquete, vôlei, esportes americanos, esportes olímpicos e e-sports.