Se não sofrer gols nas partidas da semifinal do Mineiro, diante do Atlético, o América estará na final do Estadual, já que fez melhor campanha na primeira fase. E se depender do desempenho atual, a possibilidade existe: nesta temporada, o Coelho possui uma das melhores defesas entre os 48 clubes que disputam as Séries A e B do Campeonato Brasileiro.
Até o momento, nos nove jogos que disputou em 2024, o América sofreu apenas quatro gols. Dois deles foram no Campeonato Mineiro: um diante do Ipatinga, na goleada de 6 a 1, e outro diante do próprio Atlético, já no último minuto dos acréscimos.
Os outros dois gols levados pelo Coelho foram no ‘desastre’ diante do Maringá, fora de casa, pela primeira fase da Copa do Brasil, que resultou na eliminação da equipe na competição.
Com esse desempenho, no levantemento realizado pela reportagem de O TEMPO Sports, o América só fica atrás de Flamengo, Goiás e Paysandu.
Enquanto a equipe carioca levou dois gols em 13 partidas (incluindo dois amistosos nos Estados Unidos), Goiás e Paysand tiveram suas defesas vazadas apenas três vezes (em 12 e 10 jogos, respectivamente).
O bom momento do setor defensivo do América é destacado pelo zagueiro Éder. “Uma coisa determinante para essa melhora é que tivemos tempo de trabalho. Tinha semana aqui que o Cauan ficava só trabalhando o sistema defensivo. No ano passado, a gente sofria gols, mas não tinha tempo de arrumar a casa, trabalhar defensivamente,. Os treinadores ficavam de mãos atadas”, analisou.
Confira abaixo a lista de clubes que menos sofreram gols na atual temporada.
Clubes das Séries A e B menos vazados em 2024:
- Flamengo – 2 gols em 13 jogos
- Goiás – 3 gols em 12 jogos
- Paysandu – 3 gols em 10 jogos
- América – 4 gols em 9 jogos
- Amazonas – 5 gols em 11 jogos
- Athlético-PR – 6 gols em 8 jogos
- Atlético – 6 gols em 8 jogos
- CRB – 6 gols em 12 jogos
- Vila Nova – 7 gols em 12 jogos
- Atlético-GO – 8 gols em 13 jogos