-
ESPN.com.br
7 de mar, 2024, 06:00
O atacante Endrick foi o “contraste” do clima de animosidade proporcionado por diretores, comissões técnicas, elencos e estafes de São Paulo e Palmeiras no último domingo (3), no tumultuado clássico disputado no Morumbis, pelo Campeonato Paulista.
No vestiário do estádio, momentos antes de subir para o aquecimento dentro do gramado, o jogador alviverde recebeu o carinho de dezenas de torcedores mirins do rival tricolor, enquanto eles se preparavam para entrar de mãos dadas com os atletas são-paulinos. As imagens, que podem ser vistas no vídeo acima, foram divulgadas pela TV Palmeiras.
Apesar das raízes e da identificação muito forte com o Verdão, já que está no clube desde o sub-11, Endrick costuma receber carinho de torcedores rivais quando atua fora de casa com a equipe palestrina.
Em sua primeira convocação para a seleção brasileira principal, para os jogos contra Colômbia e Argentina, pelas eliminatórias da Copa do Mundo 2026, em novembro de 2023, Endrick também já havia recebido o apreço de dezenas de jovens torcedores que foram liberados para entrar na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro. A maioria, claro, era fã dos times locais, como Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco.
Ao final de cada um dos treinos, Endrick foi um dos poucos jogadores que atendeu um por um do público que se aglomerava perto das placas de publicidade do centro de treinamento da seleção, fazendo vídeos, tirando fotos e dando autógrafos.
Também no final do ano passado, quando o Palmeiras foi ao Maracanã enfrentar o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro, Endrick foi abordado por torcedores do Rubro-Negro após a partida. O camisa 9 chegou até a segurar uma criança no colo para tirar foto.
Um dado que comprova a idolatria das crianças e público mais jovem com o jogador do Palmeiras está no número de camisas vendidas nas lojas que vendem produtos oficiais do clube nas imediações do Allianz Parque.
Junto com Raphael Veiga, 60% das camisas de jogo vendidas são dele e do meia do Verdão, sendo que a maioria que opta pelo número e nome de Endrick são formados por crianças e jovens – ao contrário de Veiga, que tem a preferência de mulheres e torcedores acima dos 35 anos.
Segundo Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports & Marketing, que desde 2022 se tornou agência exclusiva para a gestão de contratos publicitários e comerciais do jogador, o fato do camisa 9 ser querido por todos aumenta inclusive o interesse de marcas em patrociná-lo.
“Passar pelo corredor do estádio do Morumbi e ter o seu nome ovacionado por pequenos torcedores do São Paulo, ou no treino da seleção por fãs de vários clubes, demonstra o quanto o Endrick é querido e idolatrado por diferentes públicos, e isso se relaciona diretamente com o que as marcas enxergam, tanto é verdade que esse perfil dele, símbolo da seleção e querido por todos, é motivo de interesse de várias empresas”, argumentou.
De acordo com Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil, muitos brasileiros “já se imaginam” torcendo por Endrick na seleção e também no Real Madrid, clube pelo qual ele irá jogar a partir de julho deste ano, quando atingir a maioridade.
“Endrick, pela forma como conquistou títulos e recordes, como nunca antes outros conquistaram, naturalmente ganhou destaque que transcende o seu clube, e se tornou inspiração para milhões de jovens que sonham ser atletas profissionais, independentemente do clube para o qual torcem, até porque, muitos desses já se imaginam torcendo por ele na seleção brasileira, ou mesmo no Real Madrid, que é o clube estrangeiro mais popular no Brasil”, salientou.
A Roc Nation Sports, empresa comandada pelo cantor Jay-Z, se tornou acionista majoritária e controladora da TFM Agency, companhia que administra a carreira de centenas de atletas, como Vinicius Jr. (Real Madrid), Lucas Paquetá (West Ham) e Gabriel Martinelli (Arsenal), além da joia palmeirense.
Próximos jogos do Palmeiras
-
Botafogo-SP (C) – 09/03, 18h (de Brasília) – Campeonato Paulista
-
Ponte Preta/Água Santa (C) – a confirmar – Campeonato Paulista