Campeão pelo Cruzeiro em 2003, Mota marcou presença no estádio Castelão, em Fortaleza, para assistir ao duelo entre Ceará e Bahia na Copa do Nordeste. A transmissão do canal Nosso Futebol registrou a presença do ex-atacante nas arquibancadas.
Na rede social X, o jornalista Samuel Venâncio brincou com a presença de Mota no Castelão. “Tô bem assistindo Ceará e Bahia e olha quem aparece na torcida do Vozão. A turma mais nova não vai saber”.
Vários seguidores do setorista do Cruzeiro responderam que se tratava do atleta campeão mineiro, da Copa do Brasil e do Brasileiro em 2003.
Naquela temporada, Mota marcou 25 gols em 60 partidas e foi peça importante do elenco dirigido pelo técnico Vanderlei Luxemburgo (veja os números).
Mota no Cruzeiro de 2003
- Mineiro: 12 jogos, 8 gols
- Copa do Brasil: 8 jogos, 1 gol
- Brasileiro: 37 jogos, 15 gols
- Amistosos: 2 jogos, 1 gol
- Copa Sul-Americana: 1 jogo, nenhum gol
Foi de Mota o segundo gol cruzeirense na vitória por 2 a 1 sobre o Paysandu, no Mineirão, pela 44ª rodada do Brasileiro, em 30 de novembro de 2003. Na ocasião, a Raposa alcançou o título “matemático” da Série A.
Ídolo do Ceará
O centroavante também tem grande identificação com o Ceará, pelo qual contabilizou 89 gols em 192 jogos, sendo cinco vezes campeão estadual: 1997, 1998, 2002, 2003, 2012 e 2013.
Mota pendurou as chuteiras aos 38 anos, em 2018, defendendo o Ferroviário-CE. Antes, jogou por Bragantino e Atlético-CE.
Fora do país, ele brilhou no futebol sul-coreano a serviço de Chunman Dragons, Seongnam IC e Pohang Steelers. Também passou por Sporting (Portugal) e Mallorca (Espanha).
Ceará x Bahia
Mota não saiu contente do Castelão, visto que o Ceará perdeu de virada para o Bahia, por 2 a 1, pela quinta rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste.
Erick Pulga colocou o Vozão na frente, mas Everaldo e Thaciano marcaram os gols do triunfo do Tricolor de Aço.
Com o resultado, o Bahia vai a 12 pontos e lidera o grupo B, ao passo que o Ceará segue com seis, em sétimo do grupo A.