O mais novo reforço para o ataque do São Paulo, André Silva, chegou ao clube para realizar um sonho. Crescido no Capão Redondo, comunidade da capital paulista, ele viu, no caminho inverso ao de muitos jogadores, um sonho pela frente. Sair da Europa e voltar ao seu estado de origem. Para isso, negou ofertas de outros clubes e topou concorrer por uma vaga de titular – ou jogar ao lado – de atletas renomados como Calleri.
- Siga o canal Itatiaia Esporte no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
André Silva, de 26 anos, não citou diretamente os clubes que deixou para trás para se transferir do Vitória de Guimarães-POR para o Tricolor Paulista. Mas, tornou-se público pelo próprio Vasco o interesse no jogador antes de ele definir pela ida para o Morumbi.
“Agradecer a confiança e esforço do São Paulo para eu vir para aqui. Tive outros convites, mas, desde que soube do São Paulo, sinalizei que queria vir. Quero agradecer todos os esforços foram feitos, e estou muito feliz de estar aqui“, disse.
“Eu passei sete anos e meio em Portugal, sempre me preparando para voltar ao jogar no meu país. Era um sonho, além de jogar no São Paulo”, acrescentou.
O custo da transação do brasileiro de 26 anos não foi divulgado oficialmente pelo São Paulo. Outra parte envolvida, o Vitória de Guimarães aguarda o fim da temporada europeia, na metade deste ano, para revelar os valores.
No entanto, estima-se que a transferência gire em torno de 3,5 milhões de euros, cerca de R$ 18,8 milhões, parcelados. O contrato de André Silva é válido até o fim de 2027.
- São Paulo anuncia contratação do atacante André Silva, ex-Vitória de Guimarães
- Como o São Paulo decidiu buscar André Silva; entenda fluxo de contratação do clube
Disputa com Calleri
André Silva chegou ao São Paulo sendo visto como uma alternativa ao centroavante Calleri. O jogador, no entanto, acredita que tem características distintas do argentino e que, por isso, eles podem até jogar juntos.
“Calleri é um centroavante de muita qualidade. Tem uma história dentro do clube. Somos de características diferentes. Gosto de me movimentar mais, buscar o jogo. Acho que isso traz mais armas para o professor Thiago Carpini”, disse o atleta, que esteve na apresentação acompanhado da família, outro grande motivo para que ele retornasse ao país.
Prazo para estreia
André Silva precisa torcer para que o São Paulo passe de fase no Campeonato Paulista para que a estreia aconteça mais rápido.
O time tem um jogo decisivo contra o Ituano, às 16h (de Brasília) deste domingo (10), no estádio Novelli Júnior. Para avançar de fase sem torcer contra rivais, a equipe tem que vencer o jogo.
Depois, caso a vaga seja confirmada, segundo o regulamento do Estadual, é possível fazer até quatro trocas entre os atletas já cadastrados na competição.
“Eu venho de seis meses de competição. Fisicamente, estou bem. O pessoal do São Paulo tem feito alguns ajustes. É outro futebol, outra dinâmica.”
Histórico
André Silva é natural de Taboão da Serra, em São Paulo, mas nunca atuou profissionalmente no Brasil.
Quando servia a categoria de base do Internacional, ele se transferiu para o Rio Ave, de Portugal. Desde então, está na Europa.
No país luso, o centroavante também passou pelo Arouca antes de chegar ao Vitória de Guimarães em 2022.
Nesta temporada, André Silva tem 28 jogos e 13 gols. Ao todo, pelo clube, são 60 partidas e 19 gols.
Ficha técnica de André Silva
Nome completo: André Oliveira Silva
Data de nascimento: 03/06/1997 (26 anos)
Local de nascimento: Taboão da Serra (SP)
Posição: atacante
Altura: 1,81 metro
Peso: 78kg
Clubes: Atlético Diadema (2013-2015), Shakhtar Donetsk B (2015-2016), Atlético Diadema (2016), Internacional (2017), Rio Ave (2017-2019), Arouca (2019-2022), Vitória de Guimarães (2022-2024) e São Paulo (desde 2024)
Contratações do São Paulo em 2024
- Bobadilla (volante)
- Luiz Gustavo (volante)
- Ferreira (atacante)
- Erick (atacante)
- André Silva (atacante)
Brenno Costa é jornalista multimídia formado pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em comunicação e marketing pela Estácio. Atualmente, é correspondente da Itatiaia em São Paulo. Antes, trabalhou na Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco/Superesportes e no Globo Esporte.