O Botafogo abriu vantagem sobre o Red Bull Bragantino na terceira fase preliminar da Copa Libertadores 2024 ao vencer por 2 a 1 no Nílton Santos, no Rio, na noite desta quarta-feira, 6. O protagonista da partida foi o atacante Júnior Santos, autor dos dois belos gol do Fogão, que busca voltar à fase de grupos da principal competição do continente depois de sete anos.
O jogo de volta acontece na próxima quarta-feira, 13, no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, e o Botafogo joga por um empate para avançar. Em caso de triunfo simples do Bragantino, a decisão vai para os pênaltis, sem prorrogação.
Libertadores 2024 terá 7 brasileiros; os times já classificados
Apesar da eliminação no Campeonato Carioca, o Botafogo chegou em boa fase. Superada a crise que levou à demissão de Tiago Nunes, o o time somou três vitórias seguidas sob o comando de Fábio Matias, incluindo um 4 a 2 sobre o Fluminense e a goleada por 6 a 0 sobre o Aurora, na segunda fase da Libertadores.
O primeiro tempo foi bastante disputado no gramado sintético do Nilton Santos. O primeiro gol do Botafogo só saiu aos 45 minutos, em jogada de velocidade pela direita com Júnior Santos, que cortou para dentro, enganou a zaga e chutou no contrapé do goleiro Cleiton para as redes. Mas ainda havia tempo para o Red Bull Bragantino empatar em cobrança lateral de falta que encontrou a cabeça de Juninho Capixaba.
O jogo seguiu em ritmo intenso na segunda etapa e o Fogão garantiu o importante resultado em uma pintura de Júnior Santos, que recebeu de Damián Suárez na área, ergueu a bola para si mesmo e virou um voleio de canhota para superar Cleiton novamente.
O duelo de volta no interior paulista definirá o sétimo e último brasileiro classificado à fase de grupos da Libertadores, cujo sorteio acontece em 18 de março.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.
- Botafogo
- Bragantino
- Copa Libertadores