Garantidos no mata-mata do Campeonato Catarinense, Hercílio Luz e Criciúma, vão se enfrentar nas quartas de final no sábado, às 18h (de Brasília). Muito mais que um confronto regional, as duas equipes estão ligadas por um personagem: o técnico hercilista Alexandre Lopes.
Natural do Rio de Janeiro, Lopes veio para o estado catarinense na década de 90, para as categorias da base do adversário de sábado, o Criciúma.
– Eu jogava em uma equipe chamada Mesquita. E na época existir uma competição chamada Copa Rio de futebol sub-17. E eu tive a oportunidade de jogar contra o Criciúma. As coisas aconteceram muito rápido. No intervalo do primeiro jogo me perguntaram se eu tinha interesse de jogar pelo Criciúma – lembra.
Alexandre Lopes no Criciúma — Foto: Reprodução NSCTV
O jovem zagueiro carioca aceitou o convite e chegou no clube carvoeiro em 1992. Passagem que ficou marcada na história do estado.
– Atuando pelo Criciúma eu tive a oportunidade de ser o primeiro atleta profissional de Santa Catarina a ser convocado para Seleção Brasileira. Isso representou e continua representando muito. Sair do Criciúma e bater na Seleção, isso tem muito peso -disse.
Lopes pendurou as chuteiras em 2008. De lá pra cá, vem se dedicando ao trabalho de técnico. Conseguiu destaque na Ferroviária, no ano passado, onde garantiu o retorno da equipe para a Série C. O convite para comandar o Hercílio Luz veio esse ano, com a meta de alcançar um vaga no mata-mata do Catarinense.
Alexandre Lopes no Hercílio Luz — Foto: Bianca Coan | Hercílio Luz
Essa é a segunda vez na carreira que ele vai encontrar o Criciúma como técnico. A primeira em um jogo oficial.
– A ansiedade é uma ansiedade controlada, mas a gente nunca deixa de estar ansioso, mesmo com toda a experiência, mesmo prestando serviço há 35 anos pro futebol. A gente sente a ansiedade.
As quartas de final do Campeonato Catarinense tem um peso ainda maior para o Hercílio Luz. Isso porque a equipe de Tubarão precisa eliminar o Criciúma para manter vivo o sonho do calendário nacional de 2025.
– Estou muito esperançoso que nós possamos fazer um excelente trabalho, sabemos da dificuldade que vamos encontrar. Vamos jogar contra uma equipe a ser batida que é o Criciúma, mas nós vamos fazer o máximo possível – finalizou.
O Leão do Sul recebe o Criciúma no sábado, às 18h (de Brasília), no Estádio Aníbal Torres Costa, em Tubarão.