Melhores momentos de Oeste 1 x 2 Santos pela 12ª rodada do Paulistão 2009
O primeiro jogo do ídolo santista ocorreu contra o Oeste, pelo Campeonato Paulista. Apesar de não deixar sua marca, o atacante celebrou a vitória do Santos por 2 a 1, com gols de Roni e Madson.
A entrada de Neymar em campo ocorreu aos 14 minutos do segundo tempo daquele jogo disputado no Pacaembu. Impaciente com o desempenho do time, a torcida pediu pelo atacante e foi atendida pelo técnico Vagner Mancini, que o colocou no lugar de Molina.
Neymar comemora primeiro gol pelo Santos, contra o Mogi Mirim, em 2009 — Foto: André Lessa/Estadão Conteúdo
Com apenas dois minutos em campo, Neymar quase marcou um gol de cobertura em Weverton, que hoje atua no Palmeiras. O atacante fintou o marcador e, ao tentar cruzar, mandou direto para o gol. A bola acertou o travessão.
O primeiro gol do atacante pelo Santos ocorreu no dia 15 daquele mês, contra o Mogi Mirim, também no Pacaembu.
No Paulistão daquele ano, o Santos terminou com o vice-campeonato, e Neymar foi eleito a revelação da competição. O craque seguiu no Peixe até o meio de 2013, quando se transferiu para o Barcelona.
Em pouco mais de quatro anos com a camisa do Santos, Neymar disputou 225 partidas e marcou 136 gols, se tornando o maior artilheiro do clube após a era Pelé.
Também levantou taças. Foram três campeonatos paulistas (2010, 2011 e 2012), uma Copa do Brasil (2010), uma Conmebol Libertadores (2011) e uma Recopa Sul-Americana (2012).
Também foi com a camisa do Peixe que Neymar conquistou o Prêmio Puskas da Fifa de gol mais bonito da temporada de 2011. O gol histórico foi feito na derrota para o Flamengo por 5 a 4, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro daquele ano.
Confira lances de Neymar na derrota do Santos para o Flamengo por 5 a 4
Foi também num dia 7 de março que Neymar marcou três gols, sendo dois golaços, contra o Internacional, pela fase de grupos da Copa Conmebol Libertadores da América de 2012. Um dos gols virou finalista do Prêmio Puskas daquele ano, vencido pelo eslovaco Miroslav Stoch.