Na noite desta quinta-feira (7/3), acontecerão os últimos jogos da fase preliminar da Copa Sul-Americana, sendo conhecidos mais cinco classificados à fase de grupos, onde o Cruzeiro entra diretamente. Clube brasileiro retorna à competição após sete anos, como cabeça de chave.
Além da Raposa, já estão garantidos no Pote 1 Boca Juniors, Athletico, Internacional, Racing, Corinthians, Defensa y Justicia e Cruzeiro. A última vaga ficará com o Olimpia (caso vença seu confronto) ou Lanús, que está confirmado no torneio de qualquer forma.
Nesta primeira fase, há 16 duelos únicos entre times do mesmo país. Os ganhadores se juntam aos 12 que já estavam garantidos previamente, sendo seis do Brasil e seis da Argentina. Para fechar os 32 participantes da fase de grupos, entram os quatro eliminados da terceira fase da Copa Libertadores, em curso agora.
Classificados
- Athletico
- Internacional
- Racing
- Boca Juniors
- Corinthians
- Defensa y Justicia
- Cruzeiro
- Lanús
- Fortaleza
- Argentinos Juniors
- Independiente Medellín
- Delfin
- Unión la Calera
- Danubio
- Metropolitanos
- Coquimbo Unido
- Sportivo Luqueño
- Cuiabá
- Nacional Potosí
- Belgrano
- Deportivo Garcilaso
- Real Tomayapo
- Alianza Petrolera
Jogos desta quinta
- Racing x Cerro Largo (19h)
- Deportivo Rayo Zuliano (19h)
- César Valejjo x Sport Huancayo (21h30)
- Sportivo Ameliano x Olimpia (21h30)
- Club Tècnico Universitario x Universidad Católica (23h)
Embates da Libertadores
- Palestino x Nacional
- Colo-Colo x Sportivo Trinidense
- Red Bull Bragantino x Botafogo
- Nacional x Always Ready
Grupos
O sorteio da fase de grupos da Sul-Americana será no dia 18 de março, em Luque, no Paraguai. Serão quatro potes, formados a partir do ranking de clubes da Conmebol, para definir os oito grupos e também “nivelar” a força de cada chave.
Serão 32 times divididos em oito grupos, com quatro cada (regulamento não permite equipes do mesmo país na mesma chave). Se classificam às oitavas de final apenas os primeiros colocados de cada chave; os oito segundos colocados participam de um playoff com os terceiros colocados da fase de grupos da Libertadores.
A última vez que a Raposa disputou a competição internacional foi em 2017. A classificação em 2024 ocorreu após o 14º lugar no Brasileirão Série A do ano passado.