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A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 está marcada para 26 de julho e o país já pode comemorar o seu primeiro recorde. Com o anúncio da Azul como a companhia aérea oficial, o Comitê Olímpico do Brasil alcança a impressionante marca de 20 patrocinadores. Nunca antes tantas empresas, todas elas da iniciativa privada, estivaram ao lado do COB em um ciclo olímpico.
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O programa comercial do Time Brasil foi lançado em outubro de 2022. Naquela época, o COB tinha apenas seis patrocinadores. De lá para cá, entretanto, conseguiu fechar mais 14. “Marcas como Azul foram mais de 12 meses de negociação como a própria Vivo. Acho que a gente conseguiu para este ciclo ter um portfólio de marcas muito valiosas, muito interessantes, e agora cabe ao COB entregar esse retorno do investimento que essas marcas esperam para construirmos um próximo ciclo com os aprendizados que a gente vai ter agora em Paris”, afirma Gustavo Herbetta, diretor de marketing do COB.
Estratégia
E não faltaram mesmo aprendizados, principalmente para o próprio Hebertta, que viveu grande parte dos 15 anos de experiência dentro do futebol. “Eu tive que fazer um trabalho de imersão, um trabalho de ir para o COI (Comitê Olímpico Internacional) e entender quais são os diferenciais, que são muito mais conceituaus, mas que ao mesmo tempo são antagônicos à proposta do futebol, que a gente sabe o que ele entrega”, explica.
“O futebol é meramente, com todo o respeito que eu ainda tenho, um pacote comercial, que tem um canhão de visibilidade. No Olimpismo, a gente foi buscar aquilo que mais atrai as marcas globais, como a Coca Coca, que vai completar 100 anos com o COI, com a Procter como a Visa, que é o propósito, a causa. Hoje tudo o que as marcas mais buscam, as marcas “top of mind” como as que a gente fechou, é uma causa, um propósito”, completou o publicitário.
Para Marco Antonio La Porta, vice-presidente do COB, o fato da entidade ter resgatado a sua credibilidade foi fundamental para o resultado. “Esse é um trabalho que não começou hoje, começou em 2017, 2018, quando a gente começou a implementar medidas para melhorar a governança não só do COB como das confederações e, a partir daí, melhor a imagem do esporte olímpico brasileiro”, acredita o dirigente.
Azul no COB
O anúncio da Azul como companhia aérea oficial do COB na manhã desta quinta no hangar da empresa, no aeroporto de Viracopos, em Campinas. A marca terá a missão de transportar toda a delegação brasileira para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.
“Vamos ajudar o Time Brasil a voar alto em todos os sentidos. A nossa companhia, que sempre procurou conectar todos os cantos do país ao mundo, não poderia deixar de apoiar os atletas brasileiros. Nosso modelo de negócio, há 15 anos, investe e valoriza a cultura e as belezas brasileiras, motivando o Turismo nacional e ampliando nossa malha para estar onde nenhuma outra empresa aérea já esteve. Mas sabemos que podemos fazer mais, e essa parceria é prova de como isso é possível. Estamos orgulhosos com essa oportunidade de apoiar o Time Brasil”, comemora Abhi Shah, presidente da Azul
Quem são os patrocinadores do Time Brasil em Paris-2024?
20 empresas fecharam contrato de patrocínio com o Time Brasil para Paris-2024, um número recorde na história das participações do país em Jogos Olímpicos. As marcas são: XP, Medley, Mormaii, Vivo, Smartfit, Hemmer, Havaianas, Azul, Riachuelo, Subway, Grupo Águia, Peak, Estácio, NSports, Voke, Ajinomoto, Aliança Francesa, Aguiabranca, Max Recovery e New On.