(Foto: Miriam Jeske/COB)
O Brasil conheceu sua primeira derrota no Pré-Olímpico Mundial de boxe, em Busto Arsizio, na Itália. Yuri Falcão perdeu para o jordaniano Obada Alasbeh, por decisão unânime, nesta quinta-feira (07), e deu adeus ao torneio classificatório na segunda rodada da categoria até 63,5kg. Três brasileiros seguem vivos na competição.
Yuri vinha de vitória contra o dominicano Alexy De La Cruz na estreia, enquanto Alasbeh havia ficado de bye na primeira rodada. Durante a luta, o brasileiro fez um primeiro round dominante e venceu por 5:0. No entanto, baixou o ritmo e viu o jordaniano crescer a partir da segunda parcial. Alasbeh imprimiu um forte ritmo de luta e ganhou os dois rounds finais.
Assim, Yuri Falcão acabou derrotado na visão dos cinco árbitros e se despediu do Pré-Olímpico de Busto Arsizio. Apesar disso, o capixaba de 21 anos ainda tem chances de garantir classificação em Paris-2024. Ele poderá disputar o segundo Pré-Olímpico Mundial de boxe, que acontecerá em Bangcoc, na Tailândia, a partir de 23 de maio, com cinco vagas em jogo para sua categoria.
Com a eliminação de Yuri, o Brasil segue com três atletas ainda vivos em Busto Arsizio: Luiz Oliveira (57kg), Wanderson de Oliveira (71kg) e Viviane Pereira (75kg). Em cada uma das categorias, os quatro primeiros colocados vão a Paris-2024. Shuga e Vivi estão a duas vitórias de carimbarem o passaporte, enquanto Bolinha precisará vencer mais três lutas.
Por fim, vale destacar que o Brasil já tem nove boxeadores garantidos nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, com vagas obtidas a partir do Pan de Santiago-2023: Tatiana Chagas (50kg), Caroline Almeida (54kg), Jucielen Romeu (57kg), Beatriz Ferreira (60kg) e Barbara Santos (66kg), entre as mulheres, e Michael Trindade (51kg), Wanderley Pereira (80kg), Keno Marley Machado (92kg) e Abner Teixeira (+92kg).