O ex-zagueiro Piqué trabalhou por quatro anos com Pep Guardiola no Barcelona. Foram vários títulos conquistados, incluindo duas taças de Champions League, e muita convivência – o que torna o ex-jogador apto para comentar o futuro profissional do treinador espanhol, que admitiu à ESPN no último mês que o próximo passo da carreira deve ser comandar uma seleção. Para Piqué, a melhor opção é evidente.
“Se ele no futuro for treinar uma seleção, eu creio que a melhor, com mais diferencial, para mim e para como pensa o Pep, é a seleção brasileira“, disse, em entrevista exclusiva à ESPN.
“Veremos se isso acontecerá ou não. Se for o caso, seria uma grande notícia para país”, completou.
Piqué afirmou que nunca conversou com Guardiola sobre os planos de carreira do compatriota, mas acha que terá sucesso em qualquer escolha que faça.
“Pep é um gênio, é único, é um treinador que mostrou que pode vencer com qualquer equipe”, afirmou o ex-camisa 3, que anunciou a aposentadoria dos gramados em novembro de 2022 e hoje atua como um dos embaixadores da Kings League.
Próximo passo da carreira de Guardiola
Guardiola foi vencedor nos três clubes em que dirigiu até aqui: Barcelona, Bayern de Munique e Manchester City. O treinador se consolidou entre os melhores técnicos do mundo e, agora, tem o desejo de comandar uma seleção nacional – mesmo sem ainda saber qual – quando encerrar o contrato com os Citizens.
“Não sei quem me quer (risos). Para trabalhar em uma seleção, é preciso que ela te queira, como os clubes”, disse, em entrevista à ESPN, em fevereiro.
“Quando comecei, não pensava em ganhar as ligas, ser campeão da Champions. Pensava: se tenho trabalho, tudo bem. Gostaria de ter a experiência de viver uma Copa do Mundo, uma Eurocopa, uma Copa América, o que seja. Gostaria de vivenciar isso. Não sei quando, daqui cinco, dez, 15 anos, mas gostaria de disputar uma Copa como treinador”, completou.