Secretaria de Defesa Social lembra encontros violentos de torcedores de Sport, Náutico e Santa Cruz e ataque ao ônibus do Fortaleza; medida já vale em Clássico das Multidões do sábado
“A SDS informa que orientou a Federação Pernambucana de Futebol a realizar os jogos do Campeonato Pernambucano com torcida única uma vez que se tem observado uma sequência de fatos envolvendo as torcidas em dias de jogos em um curto espaço de tempo (…)”, inicia a nota.
– (…) Como por exemplo: o confronto entre torcedores do Sport e do Santa Cruz, na PE-15, em Paulista no dia 20 de janeiro; o ataque ao ônibus do time do Fortaleza Esporte Clube, no dia 21 de fevereiro; a agressão e posterior morte do torcedor do Santa Cruz, em 23 de fevereiro; a depredação de estabelecimentos comerciais e brigas generalizadas entre torcedores do Sport e do Náutico, no Bairro de Afogados, em Recife, no dia seguinte e o tumulto registrado no jogo Central x Santa Cruz, em Caruaru, também no dia 24 – acrescenta o texto.
Estádio do Arruda — Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press
Dessa forma, apenas tricolores estarão em campo neste sábado, no Arruda, assim como apenas rubro-negros estarão na Arena de Pernambuco, no jogo de volta. A outra semifinal, entre Náutico e Retrô, não foi afetada pela medida.
A nota da SDS-PE finaliza lembrando a última reunião do grupo de trabalhos contra a violência, que envolve autoridades de segurança e representantes de clubes.
– Durante a última reunião com os presidentes dos clubes, com a Federação e as Forças de Segurança foram dados encaminhamentos de estratégias de Segurança voltados para o combate de atos de violência, mantendo a tranquilidade dentro e fora dos campos. Câmeras de reconhecimento facial e ingressos personalizados foram algumas das propostas discutidas na reunião na semana passada.
Jogadores do Fortaleza são atingidos por bomba e pedras no ônibus após jogo contra o Sport