O Santos fechou acordo com a Libra (Liga do Futebol Brasileiro) e com a Globo por direitos do Campeonato Brasileiro de 2025 até 2029. A assinatura, que aconteceu nesta quinta-feira (07), com a rede de transmissão envolve exclusividade para os direitos de imagem da Série A do Brasileirão na TV aberta, fechada (SporTV) e Pay-per-view (Premiere) para os próximos cinco anos.
O Peixe chegou a conversar com a Liga Forte, mas fechou parceria com a Libra. Na última terça-feira (05), o presidente do Alvinegro Praiano, Marcelo Teixeira, recebeu Pedro Borges, diretor dos direitos da Rede Globo, em evento na Vila Belmiro. Os dirigentes assinaram um acordo para a transmissão dos 19 jogos do Santos como mandante na Série B de 2024.
Todos os jogos terão transmissão no Premiere, com uma quantidade mínima estabelecida a ser transmitida no Sportv e na TV aberta, a ser definida com as divulgações da tabela do campeonato. Quanto aos 19 jogos como visitante, ainda não há transmissão confirmada. Anteriormente, os clubes tinham contrato com a Brax, atualmente em situação de crise. Com isso, o futuro das transmissões dos jogos dos adversários permanece indefinido.
FORMAÇÃO DA LIBRA
A LiBRA é formada por ABC, Atlético-MG, Bahia, Brusque, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Paysandu, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo e Vitória. São 19 equipes, sendo 9 delas na Série A de 2024. Dos representantes da LiBRA na primeira divisão atual, apenas o Corinthians ainda não assinou com a Rede Globo.
Fundada oficialmente no primeiro semestre de 2022, a LiBRA nasce dos anseios de profissionalização, internacionalização e crescimento de receitas dos clubes brasileiros. Desde o embrião de sua formação, há quatro anos, a Liga do Futebol Brasileiro atua para contribuir com o desenvolvimento constante do esporte no país. Uma proposta de gestão moderna e transparente, amparada nas melhores práticas de governança e compliance, com o intuito de ampliar os horizontes para os times nacionais.
O QUE INCLUI O CONTRATO ENTRE LIBRA E GLOBO
O contrato prevê o pagamento de mais de R$6 bilhões aos clubes da entidade. Esta é a primeira vez que um bloco de clubes fecha um contrato em conjunto para a venda de direitos da totalidade de seus jogos como mandantes no Campeonato Brasileiro. É o reconhecimento do potencial do futebol brasileiro e do papel da Libra, desde sua fundação em 2022, e a valorização das marcas e camisas que compõem o grupo.
“Como uma das maiores investidoras históricas do esporte brasileiro, a Globo entende o futebol como um ativo estratégico para nossos produtos, relevante para o mercado e uma paixão dos brasileiros que incentivamos e valorizamos. Este acordo é a sinalização da nossa crença na força do futebol nacional”, diz Pedro Garcia, diretor de Direitos da Globo.
O valor anual acordado entre as partes é de cerca de R$1,3 bilhão pelos direitos de TV aberta e fechada, mais um adicional que virá do pay-per-view em formato de participação direta dos clubes da LiBRA no resultado das receitas da plataforma. Os valores podem ser alterados para cima ou para baixo caso haja um maior número de clubes aderindo à LiBRA, ou um número menor de integrantes do grupo participando na temporada da Série A.
“Criamos um Comitê de Negócios e um time comercial próprio que trabalharam de forma espetacular. Conversamos com absolutamente todos os diversos agentes do mercado e grupos de mídia. Entendemos que o modelo de distribuição de conteúdo do Campeonato Brasileiro vai evoluir e teremos novas plataformas participando desta arena, mas para isso fazer sentido estratégico e gerar mais valor financeiro, precisamos de passos anteriores como o alinhamento dos blocos comerciais, a aproximação para a formação da Liga com todos os clubes, uma visão de produto e o cuidado com inúmeros aspectos que precisam ser discutidos e definidos, como fairplay financeiro, padronização da publicidade, calendário e muitos outros. A Globo não é apenas a melhor parceira, é também aempresa que mais conhece o futebol brasileiro. Por dentro e por fora. Dos clubes à audiência. A Globo tem uma simbiose cultural e histórica com o nosso esporte e junto com a LiBRA irá construir o melhor caminho para que todos os clubes estejam juntos muito em breve “, definiu Silvio Matos, CEO da LiBRA.
O montante arrecadado com os direitos de transmissão da LiBRA será distribuído entre seus clubes a partir de regra aprovada em Assembleia Geral da entidade: 40% igualitário, 30% performance e 30% audiência. Caberá ainda um repasse de 3% do valor total para os clubes da LiBRA que estiverem na Série B, como forma de estimular a competitividade no cenário nacional.
“Este importante contrato fechado com o Globo, o principal parceiro do futebol brasileiro, mostra a maturidade dos clubes da LiBRA em superar possíveis diferenças, trabalhando em conjunto com o intuito de desenvolver algo positivo e que realmente fortalecesse o futebol brasileiro. Não tenho dúvida que o sucesso deste acordo vai incrementar ainda mais a união entre os clubes”, finalizou Gustavo Oliveira, VP de Comunicação e Marketing do Flamengo e membro do Comitê de Negócios da LiBRA.
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