(Foto: Gabriela Sabau/IJF)
A brasileira Larissa Pimenta conquistou sua primeira medalha de ouro no Circuito Mundial de Judô, em Linz, na Áustria, nesta sexta-feira (08). O feito aconteceu no Grand Prix da Áustria, onde ela venceu cinco lutas, incluindo a suíça Binta Ndiaye na final, e faturou o título da categoria até 52kg. Jéssica Pereira ficou em quinto lugar neste mesmo peso, enquanto Amanda Lima caiu na repescagem na categoria até 48kg.
Número 13 do ranking mundial, Larissa Pimenta foi a principal cabeça de chave da categoria até 52kg e, por isso, estreou somente na segunda rodada. Em sua primeira luta, venceu a italiana Martina Castagnola ao forçar três shidôs à adversária. Em seguida, derrotou a húngara Roza Gyertyas com um waza-ari no golden score e se garantiu nas quartas de final.
Pelas quartas, Lari chegou a ter um waza-ari de desvantagem contra a polonesa Maria Siderot, mas conseguiu a virada com um ippon. Já na semi, ela encontrou a compatriota Jéssica Pereira e fez uma luta muito truncada. Pimenta chegou a tomar duas punições no tempo regulamentar, mas segurou o duelo até o golden score, onde Jéssica foi punida três vezes.
Com isso, Pimenta se classificou para a final, onde encarou a jovem suíça Binta Ndiaye, de 19 anos. A brasileira chegou a sofrer uma imobilização no início da luta, mas escapou após cinco segundos. Em seguida, ela impôs um maior volume e conseguiu um ippon sobre a adversária para sair com a medalha de ouro.
Conquista inédita
Foi o primeiro título de Larissa Pimenta no Circuito Mundial, depois de dois bronzes em Grand Prix e uma prata e três bronzes em Grand Slams. Agora, ela tem sete medalhas na principais competições do judô mundial. Além disso, este também foi o primeiro pódio de Larissa Pimenta no Circuito Mundial depois de mais de um ano. A última vez havia sido um bronze no Grand Slam de Tel Aviv, em fevereiro de 2023.
Durante esse período de ausência dos pódios, a paulista de 25 anos teve uma lesão ligamentar no joelho direito que a deixou fora dos tatames por alguns meses. No fim do ano passado, ela foi campeã dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, sagrando-se bicampeã do evento. Com o ouro em Linz, Lari se aproxima de sua segunda Olimpíada.
Jéssica fica sem bronze
Já Jéssica Pereira ficou em quinto lugar na categoria até 52kg. Antes de encarar Pimenta, ela havia passado pela taiwanesa Yi-Hsi Shen (waza-ari), pela argentina Sofia Fiora (hansokumake) e pela azeri Aydan Valiyeva (ippon). Depois de perder para a compatriota, Jéssica encarou a holandesa Naomi Van Krevel na disputa pelo bronze.
A brasileira foi dominante contra Van Krevel e chegou a projetar a adversária, com o juiz principal indicando ippon. No entanto, após revisão de vídeo, verificou-se que a brasileira encostou a cabeça no chão durante a execução do movimento, o que foi interpretado como um ato ilegal pela arbitragem. Assim, Jéssica acabou desclassificada e perdeu o combate, terminando em quinto lugar.
Outros brasileiros
Outros cinco brasileiros competiram nesta primeiro dia de Grand Prix da Áustria de judô. Amanda Lima ficou em sétimo lugar na categoria até 48kg. Ela venceu a paraguaia Gabriela Narvaez e a belga Lois Petit antes de cair nas quartas para a italiana Asia Avanzato. Já na repescagem, perdeu para a chilena Mary Dee Vargas. Na mesma categoria, Natasha Ferreira venceu a espanhola Mireia Salvador e caiu para Avanzato nas oitavas.
Pela categoria até 60kg masculina, Michel Augusto e Henrique Silva perderam na estreia. O jovem Michel, de 19 anos, ficou de bye na primeira fase e foi superado pelo holandês Emiel Jaring na sequência. Já Henrique perdeu na priemira rodada para o austríaco Vauche Adamyan. Por fim, na categoria até 57kg feminina, Jéssica Lima foi cabeça de chave e chegou a vencer a francesa Ophelie Vellozzi antes de perder para holandesa Julie Beurskens nas oitavas.
Mais sete brasileiros competirão no Grand Prix da Áustria neste sábado (02): Ketleyn Quadros (63kg), Nauana Silva (63kg), Luana Carvalho (70kg), Ellen Froner (70kg), Daniel Cargnin (73kg), Vinicius Ardina (73kg) e Guilherme Schimidt (81kg). No domingo, mais seis judocas do país entrarão em ação. As preliminares começam às 05h, enquanto as finais se iniciam às 13h, sempre no horário de Brasília.