Campinas, SP, 08 (AFI) – Prestes a disputarem a penúltima rodada da primeira fase, o desfecho de cada um dos 16 clubes do Campeonato Paulista A2 se aproxima. Enquanto alguns irão decidir apenas na rodada derradeira, que acontece no final de semana que vem (16 e 17), outros já tem seu destino selado.
Há duas rodadas, São José e São Bento, juntos, conquistaram a classificação para disputarem o mata-mata. Na 13ª rodada, foi a vez do XV de Piracicaba garantir seu avanço, ao mesmo tempo que o Comercial oficialmente foi rebaixado. Agora com duas rodadas restantes, 12 times ainda irão conhecer sua classificação ao fim da primeira fase.
SÃO JOSÉ, SÃO BENTO E XV CLASSIFICADOS
Até então invicto, o São José precisou de apenas 12 das 15 rodadas para se classificar, bem como o São Bento, e agora a dupla disputa boas posições no G-8 para jogarem as quartas de final de modo mais confortável. Passada outra rodada, o Nhô Quim também se garantiu bem sob o comando de Paulo Roberto Santos, depois de uma remontada de respeito, alcançando dez jogos de invencibilidade.
FERROVIÁRIA, VELO CLUBE E BRIOSA
Logo na sequência, Ferroviária, Velo Clube e Portuguesa Santista aparecem também com 20 pontos ou mais, com a classificação bem encaminhada para a fase seguinte. A Locomotiva deslanchou desde a chegada de Vinícius Bergantin, enquanto o Galo quebrou a invencibilidade da Águia do Vale e dá indícios de que irá se garantir na próxima fase, principalmente pelos adversários que terá pela frente.
Já a Briosa tem uma situação mais delicada. O time de Sérgio Guedes recentemente viveu uma eliminação na primeira fase da Copa do Brasil, além de vencer apenas dois dos últimos nove confrontos da temporada e ter desfalques importantes. Mesmo assim, a Santista ainda é uma das favoritas para se classificar em breve.
JUVENTUS E RIO CLARO
A dupla fecha o G-8, mas no momento isso não significa tanto assim. Com seis pontos em disputa, qualquer tropeço pode custar a classificação, e a dupla não aparece como certa para avançar até aqui.
O Juventus sim vem de cinco jogos sem perder, com três vitórias, apresentando uma crescente na reta final digna de classificação, mas pode se complicar nos duelos diretos que terá pela frente. O Rio Claro não vence há três jogos, justamente contra os três clubes que aparecem logo acima na classificação, e ainda decidirá sua vaga enfrentando dois adversários já classificados.
NOROESTE, OESTE E LINENSE
Noroeste, Oeste e Linense, nesta ordem, são times com grande potencial e que tiveram grandes oportunidades para invadirem o G-8, no entanto se encontram fora da zona de classificação. Depois de alcançar a quarta colocação em seis rodadas, o Norusca desabou no aproveitamento dos pontos, vindo de uma vitória nas últimas sete rodadas.
Perdendo a Arena Barueri por questões administrativas e desperdiçando pontos cruciais diante da dupla que ocupa a zona de rebaixamento, o Rubrão conquistou ótimos resultados em jogos complicados, mas acabou deixando escapar outros. Fechando a lista, o Linense de Alberto Félix apresenta uma diversidade de dificuldades dentro de campo, e é um dos principais candidatos a perder a vaga no mata-mata.
PRIMAVERA, TAUBATÉ E CAPIVARIANO
A exceção dos outros dois, o Taubaté fez um ótimo início da Série A2, mas de repente se encontrou em queda livre. O Burro da Central conquistou seis jogos de invencibilidade, mas depois do primeiro golpe, foi derrotado cinco vezes em sete jogos e não venceu mais.
O retrospecto do Fantasma é justamente o oposto. Depois de vencer apenas uma vez em oito rodadas, o time de Indaiatuba enfim engrenou e zerou suas chances de ser rebaixado à terceira divisão. Além disso, ainda briga remotamente por chance no G-8, mas terá confrontos delicados.
Atual campeão da Série A3, o Capivariano também é decepção na divisão. O time até estreou com vitória, mas só voltou a vencer na competição depois de 11 rodadas empatando e perdendo. Restando duas rodadas, o Leão da Sorocabana precisa de dois pontos para garantir a manutenção.
MONTE AZUL E COMERCIAL
A dupla ocupa a zona de rebaixamento, mas tem visões diferentes no momento. O Monte Azul apresenta cenário de esperança, ainda que tenha uma missão quase impossível, enquanto o Comercial já está rebaixado com antecedência.
O AMA precisa vencer as duas partidas remanescentes e ainda contar com tropeços do Capivariano, que só pode conquistar um ponto para salvar o Azulão. Do outro lado, o Leão do Norte apenas cumprirá tabela nos dois jogos restantes, possivelmente já se preparando para o segundo semestre, e tentando se despedir da Série A2 com pelo menos uma vitória, que até o momento não chegou.
Confira também:
- Paulista A2: São José repatria atacante que vem de boa temporada no XV de Piracicaba
- Taubaté x Comercial – ‘Lanterna’ entre os que buscam classificação
- Primavera x Velo Clube – Fantasma busca reviravolta de cinema
- Monte Azul x XV de Piracicaba – Nhô Quim pode definir segundo rebaixado
- São José x Ferroviária – Jogo de gente grande vale vaga