Com calendário apertado, Bahia prepara logística especial para evitar desgaste
O Bahia chega com moral nesta semifinal e tem o favoritismo no confronto contra o Jequié, não só pelas cifras investidas em contratações de peso, mas pelo desempenho dentro de campo. O Tricolor terminou a primeira fase do Baiano na liderança, com 19 pontos, tem também a melhor campanha da Copa do Nordeste, e se classificou com facilidade na Copa do Brasil.
O Tricolor tem apenas três derrotas na temporada, e uma delas foi justamente contra o Jequié, por 1 a 0, na Arena Fonte Nova, pela primeira rodada do Campeonato Baiano. O Esquadrão optou por uma equipe alternativa na ocasião, já que a titular estava na pré-temporada em Manchester. O Jipão, que não tinha nada com isso, aproveitou para vencer e somar pontos importantes.
Como deve jogar o Bahia?
Em meio à maratona de três jogos fora de casa, cada um por uma competição diferente, o técnico Rogério Ceni disse que ia rodar o elenco da melhor forma possível e prometeu ser competitivo em todas as partidas.
“Ceará, Jequié aí depois tem clássico outra vez, e querem que eu jogue com todo mundo no clássico. Tem que jogar com todo mundo sempre e tem que ganhar sempre. Vamos ver o que conseguimos fazer. Acho que a Copa do Brasil vai ser o maior desafio. Mas vamos tentar chegar na final do Baiano e manter boa pontuação no Nordestão. Mas repito, é muito jogo”, pontuou Ceni após duelo contra o Jacuipense.
Rogério Ceni, técnico do Bahia — Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Diante do desafio que o Bahia vai encarar na próxima terça-feira contra o Caxias, pela Copa do Brasil, a quase três mil quilômetros de Salvador, pode ser que Ceni faça uma rodagem na equipe neste primeiro confronto contra o Jequié, já que a vaga na final do Baiano será decidida em dois jogos.
Com cartões zerados e sem novidades no departamento médico, o Esquadrão deve ir a campo com: Adriel; Gilberto, Gabriel Xavier, David Duarte e Cicinho [Juba]; Caio Alexandre [Jean Lucas], Yago e Everton Ribeiro [Cauly]; Biel, Everaldo [Estupiñán] e Thaciano [Ratão].
Bahia encerrou preparação para jogo em Juazeiro na manhã deste sábado — Foto: Tiago Caldas/EC Bahia
Astral lá no alto
Do outro lado do campo, o Bahia vai enfrentar um adversário empolgado com os últimos resultados conquistados. O Jequié se classificou para as semifinais do Campeonato Baiano com 14 pontos, mesma quantidade do Juazeirense, mas levou vantagem no saldo de gols (0 a -3). Durante a fase de grupos o Jipão também chamou atenção por vencer os dois times da capital.
A campanha histórica no Baianão tem dado sequência ao bom planejamento da equipe desde o título da Série B do Baiano em 2023. Em 2024, além de conquistar a vaga no mata-mata do estadual, o Jipão também carimbou o passaporte para disputar a Série D do Campeonato Brasileiro em 2025 pela primeira vez.
Jequié se classifica para as semifinais do Baianão 2024 — Foto: ASCOM ADJ
Para tentar manter a sequência de três vitórias no Waldomirão e levar boa vantagem para a Fonte Nova, o técnico Gabardo Júnior tem todo o elenco à disposição e deve colocar a seguinte equipe em campo: Marcos; Elivelton, Sérgio Baiano, Jean e Espeto; Caetano, Guga e João Grilo; Kaynan, Igor Bádio e Alex.
O Jogo
Estádio Waldomiro Borges, o Waldomirão, em Jequié-BA — Foto: Luan Ferreira
Jequié x Bahia, 1ª semifinal do Baianão
Quando: sábado, 9 de março;
Onde: Waldomiro Borges, Jequié;
Horário: 16h (de Brasília);
Onde assistir: TVE e canal oficial do Bahia no YouTube;
Time provável do Bahia: Adriel; Gilberto, Gabriel Xavier, David Duarte e Cicinho [Juba]; Caio Alexandre [Jean Lucas], Yago e Everton Ribeiro [Cauly]; Biel, Everaldo [Estupiñán] e Thaciano [Ratão].
Desfalques do Bahia: Ryan e Acevedo [lesão];
Time provável do Jequié: Marcos; Elivelton, Sérgio Baiano, Jean e Espeto; Caetano, Guga e João Grilo; Kaynan, Igor Bádio e Alex.
Desfalques do Jequié: ninguém;
Arbitragem: Bruno Nogueira Prado apita o jogo auxiliado por Elicarlos Franco De Oliveira e Jucimar Dos Santos Dias.