MANHUAÇU (MG) – O Ultramaratonista Leandro Antônio, morador de São João do Manhuaçu desafiou as alturas, na competição da Insanity Moutain, realizado no Pico da Bandeira (Alto Caparaó). A etapa Pico da Bandeira, que está na sua segunda edição aconteceu nesta sexta-feira, 8, (Kilômetro Vertical-VK) com a participação de diversos atletas fortes e experientes nessa modalidade, principalmente Skyrunners para o Campeonato Brasileiro de Skyrunning 2024. Com o bom desempenho, Leandro Antônio conquistou o 4º lugar geral, e somando a pontuação no ranking e disputando a seletiva, o atleta conseguiu a vaga para integrar o time da Seleção Brasileira.
Agora, o atleta começa a trabalhar com foco na disputa, marcada para setembro na Espanha, no Mundial de Montanhas, onde o Brasil será representado por 18 atletas. Ele conta que eram três vagas e, desde o início concentrou para desempenhar bem durante a prova. Desde o ano passado, ele já estava pontuando e, para esse ano estava na lista da seletiva para concorrer a vaga.
Considerado o terceiro ponto mais alto do país, o Pico da Bandeira, com mais de 2.890m de altitude, o atleta precisou usar de suas habilidades e preparo físico, para disputar a vaga com outros competidores, incluindo atletas da Seleção Brasileira. “Graças a Deus pude realizar meus treinos, me preparar bem psicologicamente e fisicamente, para desafiar as montanhas do Caparaó Mineiro. Agora, já começo a pensar nessa disputa em setembro. Na Espanha, certamente será bem diferente, mas estou confiante e pleno da minha realização. Agora sou um atleta da Seleção Brasileira de Skyrunning”, comemora Leandro Antônio.
O atleta sonhou voar alto
Em agosto do ano passado, o atleta participou da La Mision, na cidade de Passa Quatro, ao lado de atletas de altíssimo nível e dois atletas da Seleção Brasileira de Trail run. Com a leveza do corpo e resistência nas pernas, Leandro Antônio estava com vontade de vencer. O ultramaratonista ficou em 8º lugar na posição geral, e 2º colocado em sua faixa etária, concluída a prova de 80k em 14:08:34. Essa colocação em Passa Quatro lhe rendeu o nome de o “Monstrinho das Montanhas”, que agora conta os dias para levantar voo e representar o Brasil no Mundial de Montanhas, na Espanha.
Eduardo Satil / Cidade Total