-
Francisco De Laurentiis
9 de mar, 2024, 06:00
Neste sábado (9), o Palmeiras recebe o Botafogo-SP, às 18h (de Brasília), na Arena Barueri, pela última rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista.
Na partida, o técnico do Verdão, Abel Ferreira, irá enfrentar um compatriota à beira do campo: o bem menos conhecido Paulo Gomes, que chegou neste ano ao clube de Ribeirão Preto.
Gomes, de 48 anos, vive sua 1ª aventura no futebol brasileiro, depois de passar por equipes de Luxemburgo e da Arábia Saudita.
Apesar da carreira de pouco destaque até o momento, o luso chegou ao time do interior paulista muito bem referendado.
Segundo apurou a ESPN, Paulo Gomes foi indicado ao Botafogo por ninguém menos do que Jorge Jesus, atual comandante ao Al Hilal.
A história começou em novembro do ano passado, quando Marcelo Chamusca deixou o Pantera para trabalhar no futebol saudita.
Quem ficou encarregado de buscar um novo técnico para o Bota foi Paulo Pelaipe, diretor de futebol da equipe de Ribeirão Preto.
Pelaipe, de larga história no futebol, trabalhou no Flamengo em 2019 e formou forte vínculo com Jorge Jesus, com quem conversa constantemente até hoje.
Nos busca por um novo comandante para o Botafogo, o dirigente pediu uma indicação ao Mister, que prontamente respondeu.
Jesus acabou indicando Paulo Gomes, que vinha trabalhando na Arábia Saudita desde 2019, primeiro como coordenador e auxiliar, e posteriormente como treinador.
De acordo com fontes, o atual comandante do Al Hilal ficou impressionado com o trabalho do compatriota por sua passagem pelo Al Khaleej, pelo qual Gomes foi campeão da 2ª divisão saudita.
Pelaipe, então, entrou em contato com o lusitano e rapidamente fechou a contratação, anunciando sua chegada em 29 de novembro do ano passado
Em seus primeiros meses no futebol brasileiro, Paulo Gomes disputou até o momento o Paulistão e a Copa do Brasil pelo Botafogo-SP.
No Estadual, ele somou 12 pontos até o momento e conseguiu assegurar a permanência na elite por mais uma temporada.
Já na Copa do Brasil, o Pantera eliminou o Nova Venécia na 1ª fase e está classificado para enfrentar o Anápolis pela 2ª fase da competição.
Em entrevista coletiva na última sexta-feira (8), Gomes falou sobre a oportunidade de enfrentar Abel Ferreira e elogiou o trabalho do multicampeão no Palmeiras.
“O Abel Ferreira é um treinador que vem fazendo um ótimo trabalho à frente do Palmeiras já faz alguns anos. É um trabalho consolidado, onde conquistou diversos títulos”, citou.
“Nós sabemos das dificuldades da partida, temos trabalhado forte pensando nesse duelo, passando aos atletas as principais características do Palmeiras”, complementou.
Na partida, o Verdão busca garantir a melhor campanha geral do Estadual com uma vitória, o que lhe garantiria vantagem de mando de campo nos mata-matas.
O Alviverde tem 25 pontos, tendo ainda a chance de ser superado pelo Santos, que tem 22 e está igualado em número de vitórias.
Já para o Fogão, a partida não terá consequências na tabela, já que o clube não possui chances de classificação ou rebaixamento.
Próximos jogos do Palmeiras
-
Botafogo-SP (C) – 09/03, 18h (de Brasília) – Campeonato Paulista
-
Ponte Preta/Água Santa (C) – a confirmar – Campeonato Paulista