A reta final dos estaduais já vem revelando os participantes da próxima edição da Série D do Campeonato Brasileiro em 2025. Além da Portuguesa, que conseguiu a vaga ao vencer o Mirassol no último sábado (2), outras 16 equipes já estão confirmadas para a competição.
+ Apresentador Neto aposta em vitória da Lusa contra o Santos
Em São Paulo, além da Lusa, a Inter de Limeira e o Água Santa já estão assegurados para a competição. Contudo, as vagas podem mudar, já que ambos os times participarão da edição deste ano e caso haja um acesso deles outros times podem assumir o posto. O Santo André é a primeira equipe na fila. Vale lembrar que a quarta e última vaga para a Série D será dada ao campeão ou vice da Copa Paulista.
Outro destaque está na região Nordeste, com a participação do Santa Cruz. A equipe pernambucana chegou às semifinais do estadual, passando pelo Central de Caruaru nas quartas de final com vitória por 1 a 0. O time esteve fora da edição deste ano, após cair para o Petrolina nos playoffs e ter o sexto colocado no grupo A3 da quarta divisão nacional em 2023.
O Santa Cruz não disputará o Campeonato Brasileiro em 2024 porque fracassou tanto no Pernambucano (eliminado pelo Petrolina nos playoffs) quanto na própria Série D de 2023 (sexto do Grupo A3, com 20 pontos). Outro time confirmado em Pernambuco é o Retrô.
Em Minas Gerais, as equipes que se qualificaram para a Série D de 2025 são Pouso Alegre, Itabirito e Uberlândia. Contudo, assim como em São Paulo, a lista pode mudar, visto que o Pouso Alegre também participará da edição de 2024, podendo, em caso de acesso à Série C, abrir vaga para outra agremiação mineira. Nessa circunstância, o primeiro da fila seria o Villa Nova.
Na Bahia, Barcelona e Jequié estão garantidos, assim como Iguatu e Maracanã, representando o Ceará. No Rio Grande do Norte, a vaga está com o América de Natal, enquanto, no Rio de Janeiro, o Nova Iguaçu já conquistou a classificação para a Série D do próximo ano e pode cair no grupo da Lusa, já que a primeira fase é regionalizada. Por fim, representarão o Rio Grande do Sul o São Luiz, Guarany e Brasil de Pelotas.